AOPMBM DEBATE SITUAÇÃO DO IPSM E PARCELAMENTO DE SALÁRIOS EM REUNIÃO

Representantes do interior e da capital da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) estiveram reunidos no sábado (16) para discutir questões ligadas ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM), o parcelamento dos salários e a possibilidade de pagamento no 5º dia útil. A iniciativa reforça o papel da AOPMBM como a principal entidade dos oficiais militares mineiros em busca da garantia da representatividade da classe em defesa de seus direitos.

Leia também:

AOPMBM promove reunião com representantes do Interior

Para contextualizar e explicar o atual cenário nas corporações, o presidente da Associação, Coronel PM, Ailton Cirilo da Silva, convidou o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o Comandante Geral do CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, o Diretor Geral do IPSM Cel Vinícius que foi representado pelo Diretor de Saúde do IPSM, Coronel Fabiano Villas Boas e o Chefe do Centro de Administração de Pessoal da PM  o Tenente-Coronel Rodrigo Piassi.

O Coronel Helbert ressaltou que “é importante que o oficial tenha consciência de seu papel diante da tropa. As críticas e os questionamentos precisam acontecer, mas de forma serena e equilibrada, mantendo o respeito entre todos os militares. Somente desta maneira é que conseguiremos os avanços necessários para a nossa família militar”.

O Coronel Cláudio Roberto de Souza, destacou que “o Corpo de Bombeiros é uma instituição que tem mais de 90% de aprovação junto a sociedade, mas mesmo com esse reconhecimento, precisa da interlocução entre seus militares, Governo e as entidades de classe. Nesse sentido, o encontro entre representantes do interior e da capital é necessário para aumentar e efetivar a representatividade tão buscada por nossa corporação”.

Situação do IPSM

A real situação do IPSM e seu momento de extrema preocupação foi abordada na palestra do Coronel Fabiano Villas Boas, Diretor de Saúde do Instituto. Ele esclareceu a delicada situação vivida pelos servidores militares que precisam do atendimento médico e a forma como o Governo do Estado vem lidando para evitar a interrupção dos serviços médicos oferecidos. O Coronel também convocou os militares a se tornarem fiscais do IPSM.

“Precisamos cobrar o repasse financeiro do Governo do Estado, mas também otimizar a gestão do Instituto”, afirmou o Cel Fabiano.

Parcelamento de salários e 5º dia útil

O Chefe do Centro de Administração de Pessoal da Polícia Militar, Tenente-Coronel Rodrigo Piassi, explanou sobre o parcelamento dos salários e a possibilidade de retomada dos pagamentos ao quinto dia útil. Ele falou sobre a dificuldade de arrecadação do Estado e ponderou que, apesar da situação ser desfavorável aos militares, é importante lembrar que a atuação da AOPMBM e do Comando-Geral vem minimizando uma conjuntura que poderia ser ainda pior, a exemplo do pagamento em duas parcelas para PMMG e CBMMG diferente dos demais servidores do Estado.

Atuação da AOPMBM

O papel fundamental que a Associação vem desenvolvendo na representatividade da classe passa pela cobrança ao Comando e ao Governo de posturas pró ativas na solução dos problemas afetos à falta de recursos para honrar os compromissos com as Instituições Militares como o pagamento no 5º dia útil, fim do parcelamento e o pagamento da dívida junto ao IPSM.

Para tanto, a AOPMBM está sempre alerta na representação de seus associados tendo algumas demandas judicializadas como:

  1. Prêmio produtividade 2013, 2014 e 2015
  2. Ação civil referente aos empréstimos consignados do Banco do Brasil;
  3. Mediação e ação coletiva junto ao TJMG para a recomposição salarial e retorno do pagamento para o 5º dia útil

Por isso é importante a consciência de que a representatividade da classe dos militares somente será forte na medida em que todos participarem na construção dessa representação.

 

 

 

Deixe um comentário

Relacionados