Triênio 2022/2024

LIDERANÇA, LUTA E AÇÃO.

Sustentabilidade da classe

Defesa da sustentabilidade das Instituições Militares, especialmente na construção da

Lei de Organização Básica, que se encontra em debate no Congresso.

Lutar permanentemente pela manutenção da integralidade e paridade, haja vista as manobras perversas para desmantelar esses institutos.

Refutar a desmilitarização em todos os ambientes que retratam como resolutividade da segurança pública no país.

Fomentar a Faculdade TIRADENTES para o público interno.

Defender de forma justa as alterações do Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais- EMEMG, no que tange as promoções.

Garantir o envio do projeto de lei da reposição salarial, ano 2021, com eficácia no ano 2022, com duas datas referentes às duas parcelas de 12% faltantes.

Envidar esforços na construção da lei estadual que trata do nosso sistema de proteção social dos militares (defesa do IPSM e saúde).

Defender a alíquota de 10,5% para custear as pensões e saúde dos militares.

Exigir do governo o pagamento integral do 13o salário de 2021, bem como para os anos vindouros o pagamento de 50% da parcela no início do segundo semestre.

Articular e apoiar os projetos de leis que impactam diretamente nas atividades funcionais como: PEC 423 e 431 (ciclo completo de polícia), PLS 352/17 presunção de legítima defesa, PL 3734 – SUSP, PL 2291 e PLC 108 regula a investigação conduzida por oficiais, PL 196/15 poder de polícia administrativa da PM e BM.

Garantir que o neto do militar possa ter acesso ao colégio de Tiradentes na condição de dependente.

Aumentar a rede de convênios de saúde no interior do Estado, bem como nas divisas com outros Estados.

Fomentar a implantação de uma política para a utilização do fundo PROMORAR, com vistas a atender a demanda reprimida por moradias.

Lutar no âmbito estadual e federal para evitar mudanças legislativas e perdas de direitos, como adicional de desempenho, quinquênio, férias-prêmio, promoção ao posto imediato e outras.

Modificar a configuração atual dos honorários/aula de verbas remuneratórias para indenizatórias, na mesma similitude com o poder judiciário

Inovações para o próximo triênio

Implementar melhorias por meio de pesquisas de qualidade e satisfação, captando continuamente as principais necessidades dos sócios.

Realizar estudos visando incrementar parceria com plano de saúde viável para “dependentes sem direito ao IPSM”.

Fazer gestão junto ao Comando para a criação da Faculdade Tiradentes para os militares e seus dependentes.

Promover, em parceria com universidades, cursos de pós-graduação (latu sensu), mestrado e doutorado aos associados.

Criação do Departamento de Atividades de Bombeiros.

Criar o Serviço de Orientação de Planejamento da Carreira Militar do associado, visando seu crescimento intelectual e social;

Promover encontro de turmas de cotizados.

Construir o projeto ‘‘Memória Viva das Turmas’’ no site da AOPMBM;

Buscar projeção internacional da classe dos militares mineiros, no cenário brasileiro e latino-americano, pela via da maior profissionalização e do intercâmbio de saberes.

Foco na família do militar associado por meio de parcerias com entidades acolhedoras aos militares idosos, incentivo às práticas desportivas para crianças e adolescentes, bem como a promoção de intercâmbio cultural aos adolescentes.

Ampliar o tempo de licença-paternidade dos militares.

Otimizar o Departamento do Militar do Interior e Veteranos, com a criação de um núcleo de apoio com salas de jogos, atendimento médico preventivo, sala de informática e orientação em apoio à prática esportiva.

Ampliar o número de representantes no interior.

Promover encontros virtuais com os associados sobre temas escolhidos por eles.

Amplificar a divulgação das ações positivas dos associados nos órgãos de Comunicação.

Otimizar o Departamento do Militar da Saúde (DMS) para valorizar os profissionais do
Quadro de Saúde da PMMG e do CBMMG a partir da identificação dos anseios e demandas dos mesmos.

Ampliar o Departamento da Mulher Militar em busca de maior fortalecimento desse coletivo, especialmente no exercício profissional, dando suporte no seu emprego e no seu cotidiano;

Captar, por meio da escuta ativa, maior diversidade de produtos e serviços que beneficiem os associados.

Fortalecer o Departamento Jovem com ações e estratégias efetivas, que propiciem a relação harmônica entre as gerações de oficiais PM/BM, com vistas à continuidade do trabalho de representatividade em constante evolução no cenário estadual e nacional.