Resultado do 1º encontro administrativo trata da renegociação da dívida de Minas

Começa a repercutir o resultado do 1º encontro administrativo, ocorrido no final da última semana, entre o presidente Lula (PT) e o governador Romeu Zema, para tratar da renegociação da dívida de Minas junto ao governo federal. De acordo com o jornal Estado de Minas, toma fôlego a proposta alternativa apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), para o abatimento da dívida mineira.

A sugestão do encontro de contas e federalização de ativos está em pauta como uma das alternativas ao RRF, que foi muito discutidos no cenário político em Minas, no segundo semestre de 2023. Em novembro, vale lembrar, foi protocolado um ofício assinado pelos presidentes das entidades militares contra o RRF junto ao gabinete do Senador Rodrigo Pacheco, que recebeu o documento em mãos do presidente da AOPMBM, Cel Ailton Cirilo, em Brasília. Na oportunidade, assim como em debates, reuniões e até no Ciclo de Debates da ALMG, Cel Cirilo falou sobre a preocupação quanto ao plano de recuperação fiscal, que não pôde ser acessado e conhecido, não ficando claro os prejuízos aos servidores estaduais e ao estado em si, se fazendo necessária uma via alternativa.

O governo federal quer o reordenamento das dívidas dos estados, mas sem o comprometimento dos salários e promoções dos servidores, dos concursos públicos e sem a privatização das estatais, como Cemig, Copasa e Codemig, que passariam a ter gestão conjunta da esfera estadual e federal. Em vídeo, em suas redes sociais, o governador Zema avaliou como “produtiva” a reunião com ministros e a presidência. O cenário agora deve ser de análise do que foi apresentado, mas as entidades representativas dos militares já consideram positiva a movimentação para que se resolva a dívida do estado, sem o sacrifício dos servidores, em especial daqueles que pertencem à família policial e bombeiro militar.

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.

Triênio 2022-2024
Cel PM Ailton Cirilo
Cel PM Rosângela Freitas
Maj BM Nivaldo Soares

#aopmbmpresente#cuidandodesuagente#representatividade#gestão#regimederecuperacaofiscal#rrf#dividadoestado#minasgerais#famíliamilitar#valorização

Relacionados