Dia Mundial da Saúde Bucal

Muitas vezes o cuidado com o corpo é ressaltado, mas a sua boca também merece atenção. Ela impacta diretamente o dia a dia das pessoas e sua saúde como um todo. A capacidade de falar, sorrir, saborear e ingerir alimentos, ou até mesmo transmitir emoções utilizando expressões faciais, englobam a saúde bucal.

Os efeitos dos elevados níveis de estresse laboral ao qual são expostos os policiais e bombeiros militares, influenciam a qualidade de vida e podem ser observados no surgimento de problemas bucais.

Muitas vezes a procura por um profissional de saúde ocorre quando há a presença de alguma dor, mas ir ao dentista antes para uma avaliação e higienização dos dentes, por exemplo, previne o aparecimento de doenças.

Além de manter uma boa escovação e o uso do fio-dental diariamente, sempre após o término das refeições, a recomendação do Ministério da Saúde, é a visita regular ao dentista.

Confira o texto da Ana Patricia Linhares Brazil, Coronel Dentista da PM:

DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL – 20 de março

“Tenha orgulho da sua boca ”

O impacto de uma boa saúde bucal, não se relaciona apenas a um sorriso saudável, mas também sobre a saúde em geral, bem estar e qualidade de vida.

A fim de fazer uma alerta sobre a importância de manter a saúde da boca, em 2007, a Federação Dentária Internacional (FDI) instituiu o dia 20 de março como o “Dia Mundial da Saúde Bucal”. Esta campanha tem a adesão de mais de 200 países, e o tema escolhido para o período 2021-2023, convida a todos a um compromisso muito especial: “Tenha orgulho da sua boca, por uma vida inteira de sorrisos”. O tema é um incentivo para explorar a relação entre saúde bucal, saúde geral e qualidade de vida.

A saúde bucal é um indicador da saúde geral, e baixos níveis de saúde bucal aumentam os riscos de outras comorbidades. As alterações bucais compreendem um largo espectro de doenças como cárie dentária, doença periodontal, traumas dentários, erosão dentária, câncer bucal, más oclusões, disfunções temporomandibulares (problemas da ATM, bruxismo), halitose. As doenças orais exigem ação em todos os níveis: individual, familiar e comunitário. A FDI acredita que ações simples e direcionadas têm o poder de reduzir a prevalência dessas doenças e tornar a saúde bucal uma prioridade para todos.

Baixos níveis de saúde bucal e doenças bucais não tratadas são associados a várias condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares e aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC). A diabetes tem uma relação bidirecional com a doença periodontal, podendo ambas influenciar e piorar uma a outra. Doenças periodontais durante a gravidez podem estar ligadas a baixo peso do bebê, partos prematuros e pré- eclampsia.

Pacientes com doenças crônicas e alterações bucais não tratadas tem seus prognósticos piorados a longo prazo. Muitos estudos tem avançado correlacionando saúde oral a osteoporose, obesidade, artrite reumatóide, Alzheimer e doenças respiratórias. Novas pesquisas tem relacionando uma pobre saúde saúde bucal com a severidade dos sintomas da covid-19.

Há uma associação entre depressão e ansiedade e aumento das disfunções temporomandibulares. A auto estima está diretamente relacionada a uma boa saúde oral, um sorriso saudável tem desdobramentos sobre a vida de um indivíduo. Quando as pessoas estão satisfeitas com a sua imagem, têm maior segurança em seus relacionamentos, tanto profissionais quanto sociais e afetivos.

As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. É necessário discutir e incluir nas políticas públicas de saúde em geral, estratégias de prevenção e cuidados na saúde bucal.

A FDI desenvolveu “Whole Body Health Project”, um projeto extremamente interessante apoiado pela Colgate®, onde através de um diagrama do corpo humano, profissionais de saúde e a população em geral podem  clicar  no diagrama do corpo

humano e acessar as últimas pesquisas relacionadas a saúde bucal e doenças sistêmicas (https://www.fdiworlddental.org/exploring-bidirectional-relationship-between-oral-health- and-general-health).

É importante que a população compreenda que a prevenção é a melhor solução. Algumas medidas simples e eficazes são: escovação correta 3 vezes ao dia com uma escova macia, uso diário do fio dental, uso de creme dental fluoretado, uso racional do açúcar, práticas de relaxamento e higiene do sono e atividade física para diminuição do stress e ansiedade.

É fundamental que se faça visitas regulares ao Cirurgião-Dentista a fim de receber orientações adequadas de saúde bucal, realizar um exame clínico detalhado para investigar alterações ainda iniciais, fazer profilaxias e remoção de tártaro. Um diagnóstico precoce é fundamental para evitar o início e desenvolvimento das doenças bucais.

Tenha orgulho de sua boca!

FONTES:

https://www.fdiworlddental.org/exploring-bidirectional-relationship-between-oral-health-

SOBRE A AUTORA:

ANA PATRICIA LINHARES BRAZIL, é parceira da AOPMBMMG na área da Odontologia, Coronel Dentista dos Oficiais da reserva remunerada da PMMG, Especialista em Ortodontia, Odontopediatria, Distúrbios da Articulação Temporomandibular e Dor Orofacial, Psicanalista em formação.

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.
TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES

#aopmbmpresente #cuidandodesuagente #representatividade #gestão #oficiais #militaresmineiros #minasgerais #inovacao #familiabombeiromilitar #famíliamilitarmineira #luta #presença #compromisso #força #defesa #união #participação

Relacionados