AOPMBM – FORMATURA CHO 2020 – Entrega Troféu Excelência

O Presidente da AOPMBM – Cel PM Ailton Cirilo participou da solenidade de Formatura do Curso de Habilitação de Oficiais -CHO, que ocorreu hoje (24), nas dependências da Academia de Polícia Militar -APM, Belo Horizonte.

O evento foi prestigiado pelos Comandantes Gerais da PMMG, Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues e do CBMMG, Cel BM Edgard Estevo da Silva, bem como pelo Chefe do Estado-Maior da PMMG, Cel Eduardo Felisberto Alves, o Chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel PM Osvaldo de Souza Marques, dos Comandantes da APM e da EFO, Cel PM Welson Barbosa Rezende e Ten Cel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, respectivamente.

A AOPMBM através do seu Presidente, Cel Cirilo homenageou a Tenente Elaine Cristina da Silva com o Troféu Excelência (criado em 2017). A Oficial foi eleita como aquela que melhor representou a turma dos Tenentes 2020, numa escolha que tem como fundamentos o espírito de corpo, honradez, a coragem, a criatividade, a decisão, a lealdade, companheirismo e a disciplina. Ademais, possuir boa avaliação profissional perante ao chefe de curso.

Na ocasião o Cel Ailton Cirilo foi reverenciado com a continência ao Militar Veterano.

A paraninfa da turma foi a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta Institucional Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo.

O Tenente Lucas Rosa foi o primeiro colocado e recebeu uma espada e a medalha de mérito intelectual.

A solenidade ocorreu no pátio principal da Academia de Polícia Militar e foi transmitida pelos canais da PMMG no Facebook e no Youtube em razão das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de coronavírus.

AOPMBM Presente
Cuidando de sua Gente!

https://www.facebook.com/policiamilitardeminasgerais/videos/742242916529290/

JURAMENTO

“Ao ser promovido ao Posto de 2º Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais,
sob os princípios da hierarquia e da disciplina,
assumo o compromisso:
de executar as atribuições que me competem na promoção da paz social;
Cumprir, rigorosamente, as ordens das autoridades a que estiver subordinado;
assegurar a dignidade humana,
as liberdades e os direitos fundamentais;
servindo a sociedade, em toda sua diversidade:
com respeito e participação,
com ética e transparência,
com coragem e justiça,
e dedicar-me, inteiramente, ao serviço Policial Militar,
Mesmo com sacrifício da própria vida.”

DISCURSO DO ORADOR 

Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais,  Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Eduardo Felisberto Alves, Excelentíssimo Senhor Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Osvaldo de Souza Marques, Senhor Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Welson Barbosa Rezende, nas pessoas de quem cumprimento todas as autoridades militares e civis aqui presentes..

Senhoras e senhores, bom dia!

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher; […]

Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa.[…] ” Eclesiastes 3,1-2.22

Hoje é dia de celebrar a colheita e desfrutarmos da nossa conquista tão esperada. Nossa palavra de ordem é agradecer!

Agradecemos a Deus, o Autor da vida, por nos conceder a graça de realizarmos os nossos sonhos, por sua doce misericórdia para conosco.

Agradecemos à nossa Gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais que, valorizando seu público interno, abre-nos as portas de novas oportunidades na carreira e, pelo mérito, permite-nos ascender ao Oficialato, com a vibração daqueles que começam um novo desafio, mas com a sabedoria de quem já percorreu até aqui uma boa parte da estrada.  

Agradecemos à Academia de Polícia Militar, na pessoa do nosso Comandante, por laurear o caminho do nosso crescimento profissional. A nobre Escola do Prado Mineiro, às vésperas de seu centenário, tem o seu nome marcado na história de nosso Estado, graças à sublimidade com que forma os seus policiais, condição sine qua non para o reconhecimento de nossa instituição como patrimônio do povo mineiro.

Agradecemos à Escola de Formação de Oficiais, ao Tenente Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, nosso dileto Comandante, oportunidade em que externamos a nossa gratidão aos Oficiais, Praças, funcionários civis e professores que conosco estiveram . Graças à Escola do Saber e da Doutrina, que exigiu de nós neste último ano nada menos que a excelência, é que estamos aqui, aptos a sustentar nos ombros a nossa estrela, sabendo da exata responsabilidade que isso traduz.

Agradecemos à Coordenação do Curso de Habilitação de Oficiais, que esteve conosco ao longo do último ano, de maneira abnegada e ininterrupta. Foram eles os balizadores da nossa caminhada, responsáveis diretos por nossa formação, pelas necessárias correções de rota em cada atividade, pelo desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da função de Tenente.

De uma maneira muito especial, e com todo nosso amor, agradecemos à nossa família! A vocês que compartilharam das nossas angústias, dos nossos medos, do nosso cansaço, que sentiram nossa ausência, e que foram a nossa força para continuar quando quisemos, em algum momento, desistir. Aos nossos pais, que plantaram a semente da retidão, do bom caráter, que fizeram de nós homens e mulheres de bem! Obrigada por tanto! É bem verdade que, hoje, alguns desses pais olham por nós lá do céu, certamente orgulhosos da vitória que alcançamos! Às esposas e maridos, bálsamos em nossas vidas, que se mantiveram firmes como rocha, e são parte inderrogável dessa conquista. Aos filhos, por quem tantas vezes eu vi gente grande chorar de saudade… É por vocês que esses pais e mães aqui presentes foram fortes até o fim! Podem se orgulhar!  Agradecemos, ainda, aos nossos irmãos, aos nossos amigos, que também foram testemunhas das nossas lutas diárias, sendo ombro amigo nas dificuldades. Hoje queríamos celebrar reunindo todos vocês, mas o cenário atual requer de nós um afastamento físico que não nos permite, por ora, festejarmos todos juntos.

Finalmente, eu me dirijo a você, Tenente, que coroa agora a sua trajetória no Curso de Habilitação de Oficiais. Esse sonho começou em um tempo diferente para cada um, exigiu de nós diversas renúncias, antes mesmo de sermos aprovados no concurso (e exatamente para que isso acontecesse), mas nenhum obstáculo foi suficiente para afastá-lo de nós. Conquistamos o nosso espaço, lutamos e vencemos! Sobre os que lutam, o poeta alemão Bertolt Brecht escreveu:

“Há aqueles que lutam um dia e, por isso, são bons;

Há aqueles que lutam muitos dias e, por isso, são muito bons;

Há aqueles que lutam anos, e são melhores ainda;

Porém, há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.”

Ao longo dos últimos 365 dias vivemos experiências que nos transformaram irremediavelmente e para sempre. Heráclito, o filósofo de Éfeso, dizia que nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!

Na esteira desse pensamento, eu digo que os Tenentes que saem hoje dos portões dessa Academia, prontos para servir a sociedade mineira e a Polícia Militar nas suas dezenove regiões, não são os mesmos homens e mulheres que transpuseram os umbrais desta Escola naquela madrugada de 01 de agosto de 2019 para a nossa primeira atividade, a Alvorada Militar. Desde então mudamos muito, porque seria impossível viver tudo o que vivemos e continuarmos os mesmos.

Nosso curso foi marcado por desafios. Além da dedicação exclusiva que sabíamos ser exigida, experimentamos a imersão do alojamento. No primeiro mês, adaptamo-nos à nova rotina, às novas atribuições, e tivemos a missão de assumir a gestão das atividades dos cursos precedidos, mesmo tendo ainda tanto a aprender. Não foi fácil. Sofremos com nossos próprios atropelos algumas vezes, mas, como o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia, insta destacar que todas as missões foram cumpridas com êxito, no melhor que tivemos a oferecer. Empenhamo-nos para construir o nosso sucesso!

Acompanhados pelos Oficiais da Coordenação do CHO, realizamos o salto do Trampolim, o Circuito Policial de Baixa Luminosidade, a Jornada Policial Militar, Jornada Policial Operacional, Atividades Físicas Programadas da Escola de Formação de Oficiais e Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, Seminários, Desfiles Matinais, Volta da Pampulha, Operação Natalina, Estágio Operacional de CPU, dentre outras tantas.

Nossa vida na Escola foi muito além de planejar e comandar atividades. Tivemos a honra de executar muitas que, certamente, ficarão marcadas para sempre em nossa memória. No Estágio Básico de Combatentes de Montanha, podemos nos orgulhar do fato de que todos os alunos do CHO venceram nas pedras! Apesar da chuva, do frio, do medo de altura, e de tantas adversidades que aquela semana de setembro nos proporcionou, seguimos, para frente e para o alto, todos juntos, até o fim!

Vivenciamos no Estágio Básico de Operação de Controle de Distúrbios uma dura etapa do curso. Fomos testados nos limites da exaustão! Mais uma vez, os atributos da resiliência, do espírito de corpo, da liderança e do compromisso com o resultado foram trabalhados. Mas, quanto maiores as dificuldades, melhor ainda o gosto da superação. Outra etapa vencida, que marcava a metade da nossa caminhada, afinal, nada detém a inexorável marcha do tempo!

Depois, veio o Carnaval de Belo Horizonte, que contou com nosso trabalho árduo e incansável. Mais uma tarefa realizada com sucesso.

Logo a seguir, tudo parou… Um vírus até então desconhecido, que circulava em outros continentes, atravessou o Atlântico e chegou ao nosso país, obrigando-nos a redefinir o nosso modo de viver, de nos relacionar, de trabalhar.

A excelência de uma Instituição também é medida pela capacidade de resposta ao inesperado. Nesse sentido, a Academia da Polícia Militar, por meio da Escola de Formação de Oficiais, não se descuidou de nós nem por um minuto. Precisamos enaltecer o empenho de nossa Escola, que não poupou esforços para que esta solenidade acontecesse hoje, 24 de julho de 2020, não obstante as dificuldades impostas pela suspensão das aulas presenciais.

Feitas as adequações necessárias, desenvolveu-se uma nova dinâmica para a continuidade do curso, garantindo que a excelência de nossa formação não se perdesse. No ensino à distância, conciliamos estudos, empenhos operacionais, trabalhos escolares, até chegarmos às provas finais. Há um dito popular que diz “é no fogo bem mais forte que se forja o aço bom!”. Hoje entendemos que os inúmeros desafios propostos eram a exata medida para o desenvolvimento das competências fundamentais ao Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, que nos serão preciosos doravante.

Meus caros Tenentes, chegamos ao fim desta Jornada. Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas sabemos que não estamos sozinhos. Nossa família nos espera lá fora. O povo mineiro anseia por nossa presença nos rincões de nosso Estado. Nossos futuros Comandantes contam com a nossa dedicação, vibração e profissionalismo. Nossos futuros comandados, por sua vez, esperam que sejamos líderes entusiasmados e leais no ofício de comandar.

Que nunca nos afastemos dos ideiais de nosso Patrono, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, cuja história denota a razão de nossa existência, qual seja, servir ao povo mineiro, ainda que isso nos exija o sacrifício da própria vida. É esse o juramento que hoje, mais uma vez, bradamos solenemente.

A Bíblia Sagrada nos conta, no livro de Provérbios, que “é melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata”. Que tenhamos sabedoria no exercício das novas missões que se arvoram! Que tenhamos o entendimento necessário na arte de comandar, sem, jamais, perder de vista o significado da nossa missão: “Servir e Proteger!”. Sejam felizes! Parabéns Tenentes 2020!

Escola de Formação de Oficiais – 45 anos ensinando a arte de comandar, transformando desafios em glórias!

Deixe um comentário

Relacionados