AOPMBM PRESTIGIA ENTREGA DE MEDALHAS PELA SEMANA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

 

Militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais participaram na manhã desta terça-feira (05) da solenidade de entrega das medalhas “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” e “Dever Cumprido”. A cerimônia é realizada pela União dos Militares do Estado de Minas Gerais e teve a participação do presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel PM Aílton Cirilo da Silva. Além de marcar o início das comemorações do aniversário da PMMG, a data também marca o Dia do Pessoal da Reserva e Reformados da Polícia Militar e Bombeiro Militar.

 

A celebração ocorreu na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais com a participação do Alto Comando das Forças de Segurança do Estado, como o General-de-Divisão, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, e do Brigadeiro-do-Ar, Mário Sérgio Rodrigues da Costa Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, do Comandante-Geral do CBMMG, Cláudio Roberto de Souza.

 

Representantes de organizações civis como o Tribunal de Justiça, da Advocacia-Geral do Estado e da imprensa também foram homenageados com a honraria em seu grau Ouro. O Ministério Público e a Igreja Católica também tiveram suas atuações destacadas com a comenda.

 

Anfitrião da cerimônia, o Coronel PM QOR Zeder Gonçalves do Patrocínio, ressaltou dois dos principais valores na vida do militar: a temperança e a responsabilidade. Valores esses notadamente presentes nas vidas das quase 160 personalidades homenageadas.

Saiba mais

A Medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” é uma das mais importantes honrarias da União dos Militares do Estado de Minas Gerais. É uma condecoração oferecida aos integrantes das forças de segurança que participaram da Revolução de 1932 e que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.

 

Seu patrono, o Coronel Fulgêncio de Souza Santos nasceu em Januária e aos 16 anos já integrava o 3º Batalhão, sediado em Diamantina. Morto em 30 de julho durante um intenso combate na Serra da Mantiqueira, Coronel Fulgêncio é um personagem símbolo da Polícia Militar de Minas Gerais por causa de sua dedicação, bravura e heroísmo no comando da tropa.

 

A Medalha do “Dever Cumprido” é uma comenda que agracia oficiais e praças da Polícia e Bombeiro Militar, com mais de 30 anos de serviços prestados à corporação e com três décadas de inatividade. Instituída em 30 de agosto de 1990 pelo Decreto Estadual 31.763, a entrega da medalha faz parte das celebrações do aniversário da PMMG há mais de três décadas e destaca a dedicação dos militares da reserva e reformados associados à UMMG.

 

 

Deixe um comentário

Relacionados