OFICIAL FORMADA NA PMMG É A PRIMEIRA MULHER A SER PROMOVIDA A CORONEL NO AMAZONAS

A Coronel Cheyenne Anute de Lima Carioca, promovida recentemente ao mais alto posto da carreira militar, é a primeira mulher a ser elevada a Coronel no Estado do Amazonas em 181 anos de existência da corporação.

A comandante se formou como oficial na Polícia Militar de Minas Gerais e lembra com orgulho dos tempos vividos na Academia de Polícia, em Belo Horizonte. “Ingressei na APM em janeiro de 1993, após passar em concurso público para oficial. À época, a PMAM não dispunha de Academia para formação de seus oficiais. Então, fazíamos concurso em Manaus e, após a aprovação, os primeiros colocados tinham a oportunidade de escolher o Estado onde iria fazer o CFO. Escolhi Minas Gerais. Em 2010, retornei à PMMG para fazer o Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP)”, afirmou em entrevista à assessoria de imprensa da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM).

A oficial fala do aprendizado adquirido e aponta a Polícia Militar de Minas como sua grande referência na carreira. “A PMMG é minha referência profissional. Lá iniciei minha formação, onde pude adquirir conhecimentos, absorver princípios e valores que carregarei para sempre. Mas, certamente, o maior legado que a PMMG deixou para mim foi a turma de Aspirantes 96! A amizade se manteve ao longo dos anos e acompanhamos a trajetória profissional e pessoal uns dos outros. Esse intercâmbio entre coirmãs nos proporciona essas experiências”, conta.

Coronel Cheyenne reconhece a confiabilidade da Polícia Militar de Minas “A PMMG é considerada a polícia militar mais confiável do país. Cultua e respeita suas raízes e tradições. Exerce sua missão com rigorosa observância às leis e respeito aos direitos humanos. Por tudo isso é considerada patrimônio do povo mineiro”.

Com a promoção, a oficial passa a comandar a diretoria do Colégio Militar da Polícia Militar. Ela assumiu a função ainda como Tenente Coronel, em 26 de março de 2018, a convite do Coronel David Brandão, Comandante-Geral da PMAM. “Comandar um estabelecimento de ensino com 4.800 alunos, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, distribuídos em duas unidades, localizadas em endereços distintos, é um grande desafio. A mochila é pesada, mas a missão é gratificante. Todos os esforços são válidos para a formação de cidadãos íntegros”.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais parabeniza a Coronel Cheyenne pela promoção e se sente honrada por saber que a PMMG foi sua grande fonte de referência, aprendizado e saber.

 

 

 

Deixe um comentário

Relacionados