

O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP) da Polícia Militar de Minas Gerais deu início, nessa terça-feira (23), ao ano letivo 2016 dos cursos de especialização oferecidos pela Academia de Polícia Militar (APM) por intermédio do CPP. A aula inaugural foi ministrada pelo doutor José Eustáquio de Brito, vice-reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
O evento contou com a presença de discentes e docentes dos cursos, além de seus coordenadores, autoridades e representantes de instituições convidadas. O Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, Tenente-Coronel PM Hélio Hiroshi Hamada, foi quem recepcionou os presentes.
Segundo o comandante, a aula inaugural possibilita a interação inicial entre os alunos e o corpo docente. “Este primeiro contato é fundamental. É muito bom para a valorização do curso, que vem formando PM´s e civis de outras instituições do Estado, além de bombeiros, policiais civis e agentes da segurança pública”, afirma o Tenente-Coronel Hiroshi.
CPP
O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação é a unidade encarregada do planejamento, execução, acompanhamento, avaliação, difusão e desenvolvimento das políticas de pesquisa em nível institucional. No que tange ao Sistema de Educação Profissional da PMMG, é responsável pela coordenação, controle e supervisão de ensino dos cursos de pós-graduação (CEGESP), de Especialização em Segurança Pública (CESP) e pelo Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO), destinado à adaptação de profissionais da área de saúde à carreira militar.
Em decorrência do intuito da Academia de Polícia Militar de acompanhar a evolução social e da área educacional de modo a atender às suas demandas, principalmente no campo de Preservação da Ordem Pública e da Polícia Ostensiva, o CPP criou, em 2012, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, que representam uma inovação da área educacional da PMMG, de modo a especializar os discentes em temáticas de grande interesse para a instituição.
Atualmente são oferecidos os cursos de Direito Penal e Processual Penal Militar, Gestão Estratégica e Planejamento, Direitos Humanos e Inteligência de Segurança Pública. “Ao todo são 18 meses de curso, com aulas duas vezes na semana. Temos cerca de 100 alunos matriculados, indo desde o soldado até tenente-coronel, como já tivemos aqui. E quase todos nossos professores são mestres ou doutores”, explica o chefe do CPP.
Os cursos serão realizados em duas etapas distintas, uma para integralização dos créditos e outra para elaboração do trabalho de conclusão do curso, o chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perfazendo uma carga horária total de 432 horas/aula.
Dentre os TCC´s de destaque temos a publicação do livro “Inteligência de segurança pública e cenários prospectivos da criminalidade”. “É uma obra publicada da turma de inteligência. Selecionamos os 10 melhores artigos e publicamos o livro, que está disponível na nossa biblioteca e na internet. São artigos de alta qualidade”, comenta com orgulho o Tenente-Coronel PM Hélio Hiroshi Hamada, um dos responsáveis pela organização dos artigos.
“O Alferes”
O CPP é também responsável pela elaboração e publicação da Revista “O Alferes”, importante instrumento de divulgação do conhecimento e doutrina, que dignifica e destaca a Polícia Militar de Minas Gerais.
Criada de forma experimental em 1976, pode ser encontrada também na versão digital. Desta forma, é possível divulgar a produção científica da Polícia Militar para todo o mundo, facilitando a participação de pesquisadores de várias polícias e instituições nacionais e internacionais, agilizamos o processo de editoração, reafirmando o compromisso com a pesquisa acadêmica e consolidando nossa busca pela excelência na produção de serviços de segurança pública, nos moldes das mais renomadas revistas científicas.
Durante entrevista em seu gabinete, o Tenente-Coronel Hiroshi informou que, atualmente, a revista passa por um processo de reformulação, onde a pretensão é incluí-la no rol de periódicos de nível elevado, garantindo maior acesso ao mundo acadêmico.