AOPMBM INAUGURA ESPAÇO DOS INCONFIDENTES E HOMENAGEIA FUNDADORES E EX-PRESIDENTES DA ENTIDADE


Clique na foto para ampliá-la

“Nosso desafio, é sucedê-los no trabalho que os senhores começaram. Este espaço dá dinamismo às nossas ações e cria um ambiente propício à participação do associado. Aqui, vamos discutir temas de interesse, como o papel do Tenente. Deve haver um hiato entre a teoria e a prática e aqui é o lugar para discutir tais assuntos”, disse o presidente. Também citou a questão salarial, o processo de promoção e outras discussões que serão abertas para contribuir para o fortalecimento dos militares. “Vamos conversar sobre tudo que possa gerar conflito, para aprimorar o processo de representatividade”. Ao finalizar sua apresentação, o Major Ronaldo, teceu elogios aos ex-presidentes. “Os senhores foram motivo de admiração pelo que fizeram. Precisamos que continuem firmes conosco”, ressaltou.

LEGITIMIDADE

Um dos fundadores da Associação e ex-presidente da entidade, Coronel PM QOR Edgar Soares, foi um dos homenageados com o Troféu dos Inconfidentes. Ele pediu a palavra e destacou a participação do Major Maia como idealizador da Associação dos Oficiais. Ele lembrou o cenário como aconteceu a criação, os sentimentos que os fundadores experimentaram quando, de acordo com o ex-presidente, foram ‘vilipendiados durante uma reunião’, as retaliações sofridas pelo grupo de oficiais e ressaltou: “as ameaças só não se concretizaram por determinação do, então, governador Itamar Franco”.


Clique nas fotos para ampliá-las

Segundo o oficial, as primeiras reuniões aconteceram em sua casa. Depois de vencer muitas barreiras e de conseguir o registro em cartório, ele comunicou a criação da entidade ao comando geral da PM, levando uma cópia do registro. O movimento do grupo era observado pelos próprios colegas de profissão. “Mas, tudo valeu à pena, porque a Associação deu voz e mostrou a vez dos Oficiais”, finalizou o Coronel Edgar. Ele citou os nomes de cada associado-fundador e agradeceu a participação de cada um deles. Para o Coronel Edgar Soares, a entidade pode crescer ainda mais e ser uma liderança dentro da PM. “Basta querer”, frisou.

CENÁRIOS

O idealizador da entidade, Major PM Marcelo Evangelista Maia, disse que faria tudo novamente e lembrou o quanto os oficiais sofreram, no passado, por não ter uma forma de se expressar. “Hoje, a Associação luta para fortalecer esta representatividade. Mas não existe vitória sem lutas”. Por isso, ele aconselha ao associado a participar, sugerir e envolver-se na discussão das questões de interesse. “O associado está em boas mãos. O Major Ronaldo já mostrou que é capacitado para enfrentar períodos de turbulência em todos os cenários”.

DEPOIMENTOS

“Saíamos de uma greve, em 97 e o momento era difícil para todos. Era preciso ousadia para abrir espaço e discutir questões de interesse dos oficiais. Mas, toda a nossa exposição, todo nosso empenho valeram à pena. Fizemos o que era preciso ser feito. Hoje, vejo uma Associação com sede própria, com uma diretoria respeitada. Uma entidade que vem conquistando espaço. Mas para crescer, ainda mais, é importante que o associado participe, colabore, faça sugestões e aponte o caminho. Aqui, está aberto o diálogo”.

Tenente-Coronel PM QOR Domingos Sávio Mendonça

Fundador e Ex-presidente

“A criação da AOPMBM é um marco na busca de Direitos e garantias aos militares em igualdade aos civis, principalmente, na questão da cidadania e direitos fundamentais. Hoje, vejo uma associação que ganhou notoriedade em virtude de representatividade dos militares estaduais, perante o governo e poderes constituídos.”

Tenente-Coronel PM QOR Zoé Ferreira Santos

Fundador e ex-presidente

“A existência da Associação é de extrema importância, porque possibilita abrir discussões sobre nossas dificuldades. No passado, era difícil. Não tínhamos uma oportunidade, como hoje, de conversar. A AOPMBM tem congregado os oficiais, exatamente para fazer o que se faz aqui: discutir e trocar ideias. Isso tem a ver com democracia. Hoje, eu ressalto a participação da entidade em muitos eventos, reuniões, discussões, tanto do Policial quanto do Bombeiro Militar, da ativa ou da reserva. Quando a fundamos, agimos muito pela intuição de que era importante ter um espaço. Hoje, a Associação está aí, sinalizando que estávamos no caminho certo”.

Tenente-Coronel PM Cláudia Araújo Romualdo

Fundadora

“A Associação evoluiu bastante desde a sua criação. Mudou, principalmente, o pensamento das pessoas. Antes, os fundadores tinham fama de rebeldes, éramos rotulados e havia uma indisposição muito grande para o diálogo. Hoje, as pessoas estão mais abertas para falar. O comando está mais próximo da tropa e é mais fácil conversar. A entidade proporcionou isso. É possível sentar à mesa e dialogar. A entidade assumiu proporções que nem imaginávamos. Começamos com 18 pessoas, em uma sala do, então, Major Zoé, porque não tínhamos onde ficar e fomos conquistando espaço. Hoje, veja onde a AOPMBM está! Nunca fiz nada vislumbrando elogios ou homenagens, mas quando recebi a notícia de que seria homenageado e que minha foto estaria na galeria dos fundadores, senti muito orgulho do que fizemos.”

Capitão PM QOR Jair Landes de Andrade

Fundador

“A existência desta Associação sinaliza democracia, a evolução dos tempos e a abertura ao diálogo, um caminho inevitável. Sua razão de ser é extrema: ela ouve os anseios dos oficiais e isso vem fortalecendo a classe. Por sua vez, ela cresce e também vem se fortalecendo, enquanto entidade. Criar esta associação foi um desafio. Fazer com que ela cresça depende dos atos da diretoria. Mas, já podemos perceber o quanto ela evoluiu. Fazemos parte de uma Federação Nacional e estamos em um contexto mais amplo. Acredito que o crescimento da entidade passe por aí. O que falta para crescer mais? Tempo. O tempo vai se encarregar de fazer com que ela conquiste maior espaço. Mas o associado tem que participar. Estar presente é fundamental.”

Capitão PM Nelson Henriques Pires

Ex-presidente

Foram homenageados ainda

Ten Cel PM QOR Paulo José de Freitas
Mensagem: “Caríssimo Sr Presidente, É com a mais sincera tristeza, por motivo de trabalho na iniciativa privada, que comunico-vos impossibilidade de eu comparecer a tão marcante evento. Vale também informar a Vsa meu interesse em retornar ao seleto grupo de associados dessa Instituição, agora sob nova direção e comando do nobre Presidente. Com voto de ininterrupto sucesso, envio-vos votos de saúde e Paz.” (Paulo José-PJ)

– Ten Cel BM Felipe José Aidar Martins

– Cap PM QOR Sebastião Nolasco dos Santos

– Tenente QOR Alfeu Rodrigues dos Santos

Márcia Cândido
Jornalista

REGISTROS
Clique nas fotos para ampliá-las














Clique nas fotos para ampliá-las

Relacionados