INTERCÂMBIO INTERNACIONAL


Neste I Colóquio, contou-se com a presença de ilustres palestrantes, dentre Oficiais da PMMG e do corpo diplomático da Espanha, os quais abordaram os seguintes temas:

  • Emílio Morgades, Inspetor Chefe da Embaixada da Espanha no Brasil: Coordenação Policial na Espanha e União Européia;
  • Marcos Antonio Dias, Maj PMMG: O Modelo de Gestão na PMMG;
  • Leôncio Lorente Gómez, Comissário Principal, Embaixada da Espanha no Brasil:  O Modelo de Gestão na Espanha;
  • Gilberto Protásio dos Reis, Major PM: Coordenação Policial no Brasil: Indicadores para Gestão Interorganizacional de Longo Prazo.

Como mediador do primeiro bloco, contou-se com a presença do Ilustre Coronel PM Antônio Leandro Bettoni da Silva. O Oficial teceu comentários sobre a importância do evento e alertou para a busca do aprimoramento do corpo policial em face da aproximação de eventos esportivos internacionais, especialmente a Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil em 2014.

Já no segundo bloco de palestras, atuou como mediador o Coordenador Acadêmico do Instituto Cervantes, Senhor Pedro Navarro, que destacou a importância do evento na medida em que as trocas de experiências entre os agentes públicos poderão solucionar os problemas de segurança pública.

Como ato de coroamento do encontro internacional, foi assinado o “Termo de Cooperação Técnico-Científico” entre as duas Instituições – IC e AOPMBM, com objetivo de: (a) fomentar o intercâmbio técnico-cultural de gestores e estratégias das organizações diretas e indiretas ligadas à prevenção e reação criminal, no Brasil e Países de língua espanhola; (b) capacitar os policiais militares que se interessarem no aprimoramento da língua espanhola pelo Instituto, em condições especiais e favoráveis, do ponto de vista didático e financeiro.

O termo foi assinado pelo Maj PM Cirilo, Vice-Presidente da AOPMBM e pelo Senhor Ignácio Martinez Castignani, Cônsul da Espanha e Diretor do Instituto Cervantes.

Este ato marca a gestão da AOPMBM na abertura de uma relevante parceria de abrangência internacional. A troca de experiência sobre modelos de polícias junto aos demais continentes propicia um campo fértil para se buscar, conjuntamente, idéias que possam ser incrementadas no ordenamento jurídico do Estado/País, com vistas na busca de aperfeiçoamentos e melhoria na qualidade da prestação de serviços das agências de segurança pública.

Como incentivo aos presentes, o Instituto Cervantes sorteou, ao final do evento, 02 (duas) bolsas integrais para realização do curso presencial de língua espanhola.

A AOPMBM fará contato com a Academia de Polícia Militar – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), para aproveitamento de pesquisas científicas para intercâmbio cultural, juntamente com as produções feitas na Polícia da Espanha. A idéia proposta na parceria é a de editar esses trabalhos em revista própria, socializando as experiências policiais da PMMG e da Espanha.

Em breve disponibilizaremos no site maiores informações sobre esta nova parceria estabelecida, seus benefícios e como aproveitar mais esta oportunidade que a AOPMBM lhe oferece.


REGISTROS*
*Clique nas fotos para ampliá-las



 

 
 
 
 
 

*Clique nas fotos para ampliá-las

Relacionados