LANÇAMENTO DO DEPARTAMENTO FEMININO DA AOPMBM

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais lançou nessa quinta-feira (24) o Departamento Feminino da AOPMBM, sob direção da Major PM Claudia Herculana e da Tenente-Coronel PM Simone Hohne, vice-diretora. O objetivo da nova seção é reconhecer o trabalho da mulher dentro dos órgãos de segurança pública, defender seus direitos, representar seus anseios e promover o diálogo nas questões ligadas à instituição.

O departamento também irá fortalecer a mulher militar associada, seja da capital, interior ou da reserva/reformadas; buscar um melhor foco de visibilidade e valorização; interagir militares da ativa e reserva implementando um pacto de gerações; integração por meio do apoio em eventos que visem difundir a importância e participação social das militares; além de manter aberto um canal de comunicação e informação.O presidente da associação, Tenente-Coronel Ailton Cirilo, e o diretor institucional, Capitão Hernani Pantoja, também participaram do lançamento.

Especialmente para esta implantação é importante ressaltar que, a representação junto aos poderes constituídos, executada de maneira responsável, ética e dentro dos princípios da legalidade e do diálogo, torna-se forte e eficiente na defesa dos direitos e no enfrentamento dos desafios e obstáculos do dia-a-dia.

Visita ilustre
Na ocasião ainda foi apresentada a palestra “Rondas Táticas Maria da Penha”, ministrada pela Major PM/BA Denice Santiago dos Santos Rosário, Comandante das Rondas Táticas Maria da Penha, no Estado da Bahia. Ela foi a primeira mulher a comandar uma unidade operacional dentro do Estado bahiano. A vinda dela é um apoio da AOPMBM, Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar (INBRADIM), Academia de Letras João Guimarães Rosa e Associação Feminina de Assistência Social (AFAS).

Na mesma noite, com o apoio da AOPMBM, oficiais e praças lançaram suas obras em um espaço seleto de autores que, com proficiência, se dedicam ao ofício de produzir ciência, como o Acadêmico João Bosco de Castro, autor do livro “Louros sob espinhos”; “Prática forense para o Juiz Militar”, do Acadêmico Gilmar Luciano Santos; “Choque que mata?”, do Acadêmico Vanderlan Hudson Rolim; “Transação penal”, do Coronel Murilo Ferreira dos Santos, e “Curso de direito administrativo disciplinar militar”, do Sargento Eder Machado Silva.

Relacionados