Dia 21 de março- Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida por alusão à característica genética da Síndrome de Down, a presença de três cromossomos no par 21, deixando o indivíduo com 47 cromossomos, e não 46. A Síndrome foi descrita pelo médico britânico John Langdon Down, em 1959.
As pessoas com Síndrome de Down (também conhecida como Trissomia do Cromossomo 21- T21) podem apresentar os olhos mais puxadinhos, pregas epicânticas (na parte medial dos olhos), baixa estatura, face arredondada, nariz pequeno, baixa implantação das orelhas, maior espaço entre primeiro e segundo dedos dos pés, dedo mindinho menor do que o habitual, prega única na mão, hipotonia muscular, protusão da língua, alterações cardíacas, alterações do trato gastrointestinal, atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, maior chance de desenvolver problemas de tireoide …

Não existe grau na Síndrome de Down. As diferenças entre as pessoas com a Síndrome são interpessoais, como as que ocorrem entre indivíduos que não a têm. Crianças que são estimuladas precocemente com fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e acompanhamento médico, têm maior potencial de desenvolverem-se bem. As pessoas com Síndrome de Down podem estudar, trabalhar, dirigir, casar, praticar esportes, pintar, cantar, tocar instrumentos musicais… Existem várias que concluíram curso superior em todo o mundo!

O objetivo da comemoração no dia 21 de março é conscientizar toda a população sobre a Síndrome, para que não haja preconceitos, e as pessoas com T21 possam ter oportunidades e liberdades, sendo tratadas com igualdade. Todos nós somos especiais!

Autora: Ten Med QOS Karina Viana Camargos Braga

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.
TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES

#aopmbmpresente#cuidandodesuagente#representatividade#gestão#segurança#diamundialdasindromededown#saúde#inovacao#familiabombeiromilitar#famíliamilitarmineira#luta#presença#compromisso#força#defesa#união#participação#síndrome#Down

Relacionados