Cerimônia de entrega do Espadim Tiradentes aos novos cadetes da PMMG

Sob um forte sentimento de honra perante um pátio lotado ocorreu nesta terça-feira (27), na Academia de Polícia Militar (APM), a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos Cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Cento e sessenta e três Cadetes receberam o Espadim na cerimônia, a qual foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando da Mata Pimentel, com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar,  Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e demais autoridades civis e militares, além de familiares.

O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Aílton Cirilo da Silva prestigiou a cerimônia e desejou boas vindas aos futuros oficiais da PMMG. “Sejam bem vindos e que todos construam uma bela carreira na nossa Polícia Militar. A partir desse momento uma nova jornada se apresenta em suas vidas e esperamos que nos próximos três anos sejam forjados oficiais militares comprometidos com a nossa família militar”, disse o Cel Cirilo.

Cadetes desfilam diante da Tribuna de Honra em cerimônia do Espadim Tiradentes PMMG 2018. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Os Cadetes passaram pelo Portão das Armas, simbolizando o ingresso na instituição, e cantaram a Canção do Cadete. A ordem do dia do Comandante-Geral da Polícia Militar reforçou junto aos Cadetes que o futuro para eles é de desafios e lutas constantes no meio acadêmico e profissional.

Novos cadetes da PMMG entram na Academia da Polícia Militar em cerimônia do Espadim Tiradentes 2018. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Três representantes dos discentes do último ano do curso, o CFO 3, foram escolhidos para conduzir o espadim para local de destaque, e logo em seguida o momento alto da solenidade veio pelas mãos das madrinhas e padrinhos que entregaram o Espadim Tiradentes aos seus afilhados.

O Cadete Gilberto Veloso da Cunha Júnior, orador da turma, disse que a conquista do Espadim Tiradentes é um ritual de desafio e responsabilidade. “Teremos uma longa caminhada pela frente e sabemos que somos responsáveis pela manutenção da cultura da Polícia Militar de Minas Gerais, difundindo os valores da nossa organização que tem altíssima credibilidade junto ao povo mineiro”, afirmou o orador da turma.

“Vocês terão a responsabilidade de lidar com as adversidades e diversidades que permeiam o serviço ao qual vocês escolheram. O serviço militar ao qual vocês ingressaram é voluntário, e hoje, vocês recebem o quinhão de responsabilidade, sabendo que o futuro da instituição que os abriga, está nas suas mãos”, disse Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, desejando ainda sucesso e felicidades na carreira dos Cadetes do primeiro ano.

Comandante-Geral da PMMG, Cel Helbert Figueiró de Lourdes, discursa aos novos cadetes da Polícia Militar. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Ainda em seu pronunciamento, o Comandante-Geral anunciou, em primeira mão, que foram autorizadas pelo Governo do Estado mais 120 vagas para o Curso de Formação de Oficias para o ano de 2019, ressaltando a importância da continuidade do Concurso de Formação de Oficiais que permite a formação dos futuros Comandantes de maneira ininterrupta.

Para o comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Silvano, a escola tem altas expectativas com a turma 2018 de Cadetes do primeiro ano porque, segundo ele, essa é a primeira turma do novo currículo de três anos de formação. De acordo com o comandante da EFO, estudos foram feitos para aperfeiçoar o padrão de formação dos cadetes e a conclusão foi que o tempo dentro da instituição, para mais aprimoramento, é um grande diferencial para os futuros oficiais.

“O primeiro semestre de estudo dessa turma teve um implemento de 50% a mais na carga-horária para a formação extracurricular, então o tempo hoje é um grande diferencial para a formação desse cadete que está se preparando para o comando, que sabe que é referência dentro da instituição”, enfatizou o Tenente-Coronel Silvano, que completou: “Que tenhamos excelentes oficiais em 2020”.

Da esq. para a dir.: Comandante da EFO, Tenente-Coronel PM Silvano; Comandante da ABM, Tenente-Coronel BM Kênia e o Presidente da AOPMBM, Cel PM Cirilo. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Após os cadetes firmarem compromisso à bandeira, o grupamento executou movimentos de ordem unida, demonstrando sincronismo, uniformidade e garbo militar, qualidades inerentes aos discentes da Escola de Formação de Oficiais, que neste ano desenhou os contornos da bandeira de Minas Gerais. Após a evolução, a guarda-de-honra e o grupamento dos cadetes desfilaram em continência ao Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, que também foi homenageado pela turma de cadetes do CFO I.

À frente do grupamento de Cadetes recipiendários desfilaram o Capitão Gustavo Henrique Pereira Diniz, coordenador do CFO 1; Tenente Thiago Matias Brey Gil, Tenente Hugo Leonardo Fernandes, Tenente Ricardo Oliveira Macedo, Tenente Pedro Henrique Veloso Cunha, e Tenente Luciano Pires, chefes de curso das turmas do CFO 1.

Desfilaram também discentes do Curso de Formação de Oficiais e de Sargentos, representando o Policiamento Ostensivo Geral, o Policiamento de Trânsito, a Policial Feminina e a Defesa Civil.

A permissão para comandar o habitual “fora de forma” foi solicitada ao Excelentíssimo Governador do Estado pelo coordenador do CFO1, Capitão Gustavo Diniz, que junto com o grupamento vibrou com o tradicional momento para as turmas nas solenidades.

Da esq. para a dir.: a vice-presidente da OAB-MG, Helena Delamônica, com a Diretora do IPSM, Cel PM Áurea e o presidente da AOPMBM, CEL PM Cirilo ladeando cadete. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

O simbolismo e história do Espadim

A solenidade de entrega do Espadim Tiradentes é um evento cheio de símbolos. O espadim tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, entre outros monarcas na Europa nos séculos XVIII e XIX, e era destinado aos príncipes do império, simbolizando assim que estes estavam aptos a exercer a função de comando.

No Brasil, o espadim remonta ao ano de 1932, na Escola do Realengo, atual Academia Militar das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, com a entrega do “Espadim de Caxias”.

Na Polícia Militar de Minas Gerais, o Espadim Tiradentes simboliza a honra e a dignidade do cadete. Sua denominação visa reverenciar e cultuar a memória do mártir da Inconfidência mineira e patrono das polícias militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Recebido no primeiro semestre de curso, o Espadim é devolvido no dia em que o Cadete é declarado aspirante-a-oficial. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Veja a cobertura fotográfica completa a seguir:

Com informações da PMMG.

 

Deixe um comentário

Relacionados