Curso de Formação de Oficiais do CBMMG forma 32 aspirantes-a-oficial

Trinta e dois cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais se tornaram aspirantes a oficiais na noite de sexta (22/11). A formatura do Curso de Formação de Oficiais ocorreu no Hangar do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, na Pampulha, em Belo Horizonte.

A cerimônia teve a participação do Alto Comando da Corporação, entre os quais o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Cláudio Roberto de Souza, o Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Coronel Edgar Estevo da Silva, e os Comandantes da Academia de Bombeiros Militar, Coronel Cleberson Pereira Santos e a Tenente-Coronel, Kênia Prates Silva Maciel de Freitas.

O Paraninfo da Turma e um dos homenageados na noite, foi o Comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – AOPMBM – foi representada por seu Diretor de Relações Institucionais, Capitão Hernani Pantoja.

A Ten-Cel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, respondendo pela ABM; o Comandante-Geral do CBMMG, Cel Cláudio Roberto de Souza; o Comandante da Academia da Polícia Militar, Cel Márcio Flávio de Moura Linhares e o Diretor de Relações Institucionais da AOPMBM, Capitão Hernani Pantoja. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM.

Paraninfo

O casamento com a profissão de militar foi um dos destaques no discurso do paraninfo da turma, o General de Divisão do Exército, Henrique Martins Nolasco Sobrinho:

“Podemos ter nesse evento de hoje algo semelhante ao matrimônio, pois vocês a partir de agora firmam este compromisso com o companheiro ou companheira eterna, que será a sua profissão. Essa história começou lá atrás quando vocês estabeleceram um namoro. Em 1º de fevereiro iniciaram um noivado de 3 anos com a academia. Ao longo desses anos o noivado se fortaleceu e, na noite de hoje, como padrinho, os entrego em matrimônio à profissão escolhida.”

Comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM
A Comenda Machadinha foi entregue pelo Comandante-Geral do CBMMG ao General do Exército, Henrique Martins Nolasco Sobrinho. A honraria foi criada em 2013 para distinguir e agraciar pessoas e entidades que contribuem para a melhoria e aprimoramento da eficiência dos trabalhos do CBMMG. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM
Da esq. para a dir.: Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Cel Edgar Estevo da Silva; O Vice-Presidente do TJMMG, Juiz Cel Rúbio Paulino Coelho; Gen Henrique Martins Nolasco Sobrinho; Comandante-Geral do CBMMG, Cel Cláudio Roberto de Souza; o Comandante da ABM, Coronel Cleberson Pereira Santos e a Tenente-Coronel, Kênia Prates Silva Maciel de Freitas que responde pelo Comando da ABM. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM
O Vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Juiz Coronel Rúbio Paulino Coelho, fez a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Militar ao aspirante Leonardo Botelho Viçoso. A premiação é destinada ao aspirante que se destacou na média das disciplinas jurídicas durante o CFO. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM
O Espadim Dom Pedro II carrega o lema dos Bombeiros Militares: Vidas Alheias e Riquezas salvar. Ele é entregue no primeiro ano do curso e devolvido quando é declarado aspirante-a-oficial. Foto: Diego Maciel / Ascom AOPMBM

Turma Grifos

Os 32 cadetes do CBMMG serão aspirantes a oficiais por mais seis meses até serem promovidos a 2º Tenente. Esse é o primeiro posto do oficialato na carreira militar.

A Turma levou o nome de Grifos, em homenagem ao seres que, segundo a mitologia grega, eram usados pelos deuses como guardiões. A figura do Grifo tem corpo de leão e cabeça e asas de águia.

Os primeiros colocados do CFO 2018 foram:

Leonardo Botelho Viçoso

Mariana de Souza Matoso

Mariane de Lourdes Silva

Veja mais fotos a seguir:

Deixe um comentário

Relacionados