DEPUTADO QUER SUSPENDER INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO DE JANEIRO

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo 932/18, do deputado Capitão Fábio Abreu (PR-PI), que suspende por 90 dias os efeitos da intervenção federal no Rio de Janeiro. Pelo texto, o prazo deverá começar a contar quando a proposta virar norma.

Leia também:

Projeto quer anular decreto sobre porte de armas de militares aposentados

Autorização para porte de arma poderá dispensar comprovação de necessidade

Agentes socioeducativos terão porte de arma fora do serviço

CCJ acata projeto sobre bombeiros voluntários

O Decreto 9.288/18 estabelece intervenção federal até o dia 31 de dezembro de 2018 com o objetivo de acabar com o grave comprometimento da ordem pública do estado do Rio de Janeiro.

Como determina a Constituição Federal, o Congresso não pode emendar o texto constitucional durante o período da intervenção.

Segundo Abreu, a intervenção paralisou 536 Propostas de Emenda à Constituição no Senado e 1.100 na Câmara. Entre elas, de acordo com o deputado, algumas que podem impactar o combate à violência.

Abreu citou proposta (PEC 118/11) que proíbe contingenciamento de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP); e outra (395/17, com origem na PEC 24/12) que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública. “Tais emendas tocam no ponto focal do aparelhamento das instituições de segurança pública: aporte de investimentos.”

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois vai ao Plenário.

Fonte: ‘Agência Câmara Notícias‘ 

 

Deixe um comentário

Relacionados