OUTORGA DA MEDALHA TENENTE-CORONEL JOÃO BATISTA DE ASSIS MARCA INÍCIO DA SEMANA DO CORPO DE BOMBEIROS

Na manhã desta terça-feira (26) foi outorgada pela União dos Militares de Minas Gerais (UMMG) a Medalha do Mérito Tenente-Coronel João Batista de Assis. Diversas personalidades civis e militares receberam a comenda, que integra as comemorações do Dia do Bombeiro Militar da Reserva e Reformado e marca o início da Semana do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Ailton Cirilo, e seu Vice, Coronel BM Altamir Penido, prestigiaram a cerimônia realizada na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Instituída em 2007, a medalha é concedida a personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O nome da condecoração é uma homenagem ao bombeiro militar João Batista de Assis, promovido por ato de bravura, post-mortem, ao posto de Tenente-Coronel.

Em nota, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel BM Cláudio Roberto de Sousa, enalteceu o trabalho desempenhado pela União dos Militares para fortalecimento da classe. “Reafirmo que o CBMMG tem o enorme prazer em poder colaborar para a realização deste evento, e manifestamos nosso apreço pela UMMG, que é uma associação que preza pelo fortalecimento e defesa da família militar”.

O Presidente da AOPMBM, Coronel Ailton Cirilo, parabenizou o amigo e parceiro, Coronel Zéder do Patrocínio, Presidente da UMMG, pela bela cerimônia. “Como sempre, a União dos Militares realizou mais uma linda e prestigiada solenidade. A AOPMBM segue ombreando forças para reconhecer estes bravos homens e mulheres, que tanto contribuem para escrever e honrar a história da nossa corporação. Prova disso está no desfile dos militares reformados, que ainda vibram como se tivessem acabado de ingressar na instituição”.

Patrono

Nascido em Visconde do Rio Branco (MG) em 5 de maio de 1910, o Tenente-Coronel João Batista de Assis ingressou na Polícia Militar em 1932, exercendo a função de músico de 1ª classe no então 9º Batalhão de Polícia Militar. Em 1936, foi transferido para o Corpo de Bombeiros, tendo, com o tempo, ganhado destaque na prevenção e no combate a incêndios, apresentando na época folha de serviços com inúmeros elogios à sua atuação operacional. Na madrugada do dia 7 de junho de 1961, João Batista de Assis assumiu a direção dos trabalhos de combate a um violento incêndio que acontecia no Edifício Maletta, na Rua da Bahia, em Belo Horizonte. Em consequência de ferimentos que sofreu durante a ação, faleceu dois dias depois.

Deixe um comentário

Relacionados