OAB DEBATE PROJETO QUE AUTORIZA PORTE DE ARMA PARA ADVOGADOS

A polêmica permissão para advogados terem porte de arma de fogo será discutida hoje na Ordem dos Advogados do Brasil no Rio. O debate é organizado pela comissão de enfrentamento à violência contra advogados. A autorização está prevista no Projeto de Lei 704, de 2015, que tramita na Câmara dos Deputados há mais de três anos, mas está parado desde outubro.

— Vamos (a OAB-RJ) comunicar o conteúdo do debate para a presidência da OAB, e ela decide de que forma vai se posicionar. Não podemos deixar de discutir o tema — diz o presidente da comissão, Alexandre Ayres.

O deputado, que é advogado, defende que os profissionais tenham os mesmos direitos que juízes e promotores. Benedet afirma que a profissão de advogado possui os mesmos riscos que as de magistrados e membros do MP. “Resta evidente que a digna profissão do advogado, (…) que não rara às vezes sofre com atentados às vidas, à família, à inviolabilidade de seu lar, é merecedora de tal incumbência legal, qual seja, o porte de arma de fogo para defesa pessoal”, argumenta no texto.

O projeto foi apresentado na Câmara em 12 de março de 2015. O texto foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da casa.

A assessoria da Câmara dos Deputados afirmou que ainda não há previsão para que o texto seja votado. Após a aprovação nas comissões, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário. Em seguida, passará pelo Senado. Por fim, precisará ser sancionado pelo presidente da República.

Deixe um comentário

Relacionados