COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO COM CÃES COMEMORA 60 ANOS

A Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento com Cães, conhecida também como ROCCA ou Canil, comemorou nesta terça-feira (13) 60 anos. A solenidade comemorativa aconteceu na sede da unidade, no bairro Vera Cruz. O Diretor de Planejamento Estratégico da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel BM Antônio Damasio, prestigiou a solenidade.

A unidade, criada em 7 de junho de 1957, é responsável pela manutenção e restauração da ordem pública mediante o emprego do policiamento com cães em missões específicas, na capital ou interior.

Durante a solenidade vários militares foram homenageados com a Medalha do Mérito Militar, graus prata e bronze. Destaques profissionais, personalidades e instituições também foram condecorados. Ao final do evento, os animais fizeram uma demonstração de atuação.

Atividades

A companhia possui cães de captura e cães farejadores de drogas e explosivos, que são empregados nas seguintes atividades: ações e operações de combate ao crime organizado, visando à localização de substâncias entorpecentes ilícitas; vistorias e buscas antibombas sob a coordenação do Esquadrão Antibombas do BOPE; localização de infratores homiziados ou que estejam escondidos, entre outros.

O policiamento com cães também é realizado em atividades preventivas em eventos esportivos; grandes eventos; buscas e operações em estabelecimentos prisionais de outras instituições que atuam na área de segurança pública ou defesa civil.

Atualmente, Minas tem 26 canis. No da capital, que atende também cidades da região metropolitana, trabalham 105 militares, que passam por treinamentos e se revezam nos trabalhos com os animais das raças pastor alemão, pastor belga malinois e pastor holandês. Cada cão fica em um alojamento, identificado pelo nome, faz duas alimentações por dia e costuma treinar das 7h às 15h no campo e na quadra do quartel ou em matas próximas.

Com informações da Agência Minas

Fotos: Fernanda Campos

Deixe um comentário

Relacionados