HPM É CREDENCIADO PELA ANAC PARA REALIZAR EXAMES MÉDICOS DE PILOTOS E TRIPULANTES DO BRASIL

A Polícia Militar de Minas Gerais é a primeira polícia do Brasil a ser autorizada a realizar os exames médicos de pilotos e tripulantes do Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o credenciamento do Hospital da Polícia Militar (HPM) para realização de inspeções médicas para emissão e revalidação de Certificado Médico Aeronáutico – CMA – de 1ª e 2ª classes.

A ANAC, uma das agências reguladoras federais do país, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). É uma autarquia federal de regime especial e está vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. As ações da ANAC se enquadram nas atividades de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional.

No dia 14 de dezembro de 2016 foi realizada no HPM a visita dos inspetores da ANAC para fins de credenciamento e realização das inspeções médicas para emissão e revalidação do Certificado Medico Aeronáutico CMA de 1, 2 e 4 categorias, tendo obtido aprovação e resultado positivo altamente elogiado, tornando-se uma referência no país.

Ocorreram no HPM as apresentações da Diretoria, do corpo clínico e inspeções dos locais, logrando êxito na aprovação junto a ANAC. Tal conquista coloca a Polícia Militar de Minas Gerais na vanguarda e referência para todo o país como a primeira Instituição Militar Estadual e o primeiro Hospital Público do Brasil a realizar, por via do HPM, inspeções médicas credenciadas pela ANAC, de modo a preparar e manter as tripulações em condições de pronto emprego como força de reação do Comando da PMMG em todo o território mineiro.

Com o credenciamento, o Estado de Minas Gerais economizará cerca de R$ 300.000,00 ( trezentos mil reais ) por ano em despesas de alimentação e transporte, bem como poderá manter as escalas das aeronaves sem qualquer prejuízo, evitando-se que pilotos, observadores aéreos, mecânicos se ausentem de Belo Horizonte para realizarem os exames.

A obtenção da autorização da ANAC foi fruto de trabalho de cerca de um ano, onde ocorreram inúmeras reuniões de ajuste no Estado do Rio de Janeiro, seguido de treinamento dos profissionais do HPM, alinhamento e compra de equipamentos que permitam o início dos trabalhos, de forma plena, segura e rápida. 

Fonte: Diretoria de Saúde HPM 

Relacionados