ORIENTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS

Falo isto, pela questão de portar uma arma não vos deixará mais forte, valente e poderes incríveis, mas sim, com mais poder de defesa, e quando temos mais poder, temos que ter mais responsabilidade e cuidado.

Portanto, acredito que ter o devido cuidado dos locais de transito, ambientes que se frequentam, e fazer uma leitura destes locais para não ser inconveniente, nem colocar a sua vida e a de outros em risco, é de extrema relevância e importância.

Feito esta abordagem inicial, dentro de uma perspectiva analítica e doutrinária após análise dos armamentos colocados à venda neste plano, tenho as seguintes observações:

1) Tipo de indivíduo (Usuário) que estará adquirindo as armas:

a) PORTADOR NÃO TREINADO = Este indivíduo é aquele que compra uma arma de fogo, porém devido às limitações diversas, dificuldades, etc não treina em momento quase nenhum, tem uma arma que vai da cintura para a gaveta, cofre, armário, etc, sem muita preocupação com a habilidade operativa.

b) PORTADOR TREINADO = Este indivíduo é aquele que compra uma arma de fogo, porém mesmo com todas as limitações diversas não se atem às dificuldades, está sempre treinando saque, manejo, recarga à seco, está sempre manutenindo seu equipamento, devido às dificuldades, não tem um coldre apropriado para o armamento, mas não o deixa jogado em uma gaveta, cofre, armário, etc, e, tem uma grande preocupação com a habilidade operativa e condicionamento motor adquirido.

c) COLECIONADOR ou HOME DEFENSE = Este indivíduo é aquele que compra uma arma de fogo, porém seu intuito maior é deixar a arma em casa, somente a TER, praticamente fica o tempo todo dentro de casa, e a usará em uma situação de defesa residencial e quando muito, mostrar aos amigos, familiares, etc. não treina em momento quase nenhum, não a porta em momento algum, deixando-a segura em cofre, armário, etc, sem nenhuma preocupação com a habilidade operativa.

d) USUÁRIO COTIDIANO FARDADO e/ou COMPETIDOR = Este indivíduo é aquele que compra uma arma de fogo e, tem preferência em utilizá-la para deslocamentos fardados, em que o equipamento fica ostensivo, está sempre praticando, treinando, não se atem às dificuldades, faz a aquisição de um coldre apropriado, está sempre manutenindo e cuidando de seu equipamento, sempre cuida da segurança do armamento deixando-o em uma gaveta trancada, cofre, armário, etc, e tem uma grande preocupação com a habilidade operativa e condicionamento motor adquirido e além disto ainda tem a real intenção de participar de eventos desportivos em clubes de tiro.

e) USUÁRIO GERAL = Este indivíduo é aquele que compra uma arma de fogo e faz de tudo com esta, usa fardado, velado, treina em seco, treina em estande de tiros, leva na bolsa, no carro, faz manutenção, faz emprego em todas as atividades as quais entende ser interessante o uso do armamento, é um generalista.

Estabelecido os tipos de Indivíduos (Usuários), temos também que estabelecer um tipo de equipamento (Armas) indicadas para cada perfil de indivíduo, aqui faço uma advertência que tais indicações são de livre escolha do usuário, porém como consultoria, estabeleço minhas sugestões.

2) Tipo de armas mais indicadas para os tipos de indivíduos:

a) PORTADOR NÃO TREINADO = Devido ao pouco uso e o desenvolvimento de habilidades operativas.

SUGESTÃO = TAURUS .40 SLIM ou outra no sistema Bereta, devido a facilidade de operar o armamento, observando o peso do equipamento, é importante salientar que devido ao pouco uso, terá uma vida útil maior.

b) PORTADOR TREINADO = Devido ao uso em treinamento à seco e tiro real buscando o desenvolvimento de habilidades operativas, terá um uso maior.

SUGESTÃO = IMBEL .40 SC – XODÓ, devido a facilidade de condicionar a operação do armamento e equipamento, que é o mesmo utilizado em todos os demais armas Imbel da PMMG, assim, irá condicionar algo que estará sempre utilizando nas atividades operacionais e pessoais em caso de necessidade de defesa e preservação da vida, apesar de ser curta e bem leve, possui uma excelente precisão até 30 metros, é importante salientar que devido ao grande uso, o armamento Imbel terá uma vida útil maior.

c) COLECIONADOR ou HOME DEFENSE = Devido ao tipo de uso, sem treinamentos, e maiores intimidade com o armamento, aliado a dificuldade em adquirir munições e equipamentos, visando somente “ter em casa”.

SUGESTÃO 1 = IMBEL .45 MD1 ou TAURUS .45 1911, devido a facilidade da operação do armamento 1911, que é o mesmo adquirido e utilizado pela PMMG (Imbel .40 Md3, MD5, MD6 e MD7) ainda possui o calibre .45, que é centenário e de extrema stopping power, o que é perfeito para solução de situações com menos disparos. Outra característica interessante é que o presente armamento possui carregador com 8 (oito) ou 7 (sete) cartuchos, bem limitado, e o calibre .45 devido a dificuldade de aquisição, é pouco comercial e pouco interessante para infratores, além de preferirem armas com maior capacidade numérica no carregador.

SUGESTÃO 2 = REVÓLVER TAURUS .357, caso o usuário tenha dificuldades em operar armas semiautomáticas, o calibre .357 também possui um alto stopping power.

d) USUÁRIO COTIDIANO FARDADO e/ou COMPETIDOR = Devido ao uso em treinamento à seco e tiro real buscando o desenvolvimento de habilidades operativas, e ainda a exposição do armamento às intempéries e outras atividades.

SUGESTÃO = IMBEL .40 MD2 ou MD6, devido a facilidade de condicionar a operação do armamento e equipamento, que é o mesmo utilizado em todos os demais armas Imbel, assim, irá condicionar algo que estará sempre utilizando nas atividades operacionais e pessoais em caso de necessidade de defesa e preservação da vida, tem todas as características das armas adquiridas pela PMMG, sendo que a MD6 por ser em polímetro é mais leve e já vem com acessórios que facilitam na recarga e prática desportiva. Possui uma excelente precisão até 50metros é importante salientar que devido ao grande uso, o armamento Imbel terá uma vida útil maior, além de ter uma quantidade de acessórios mais em conta e de fácil aquisição e adaptação.

e) USUÁRIO GERAL = Devido ao uso em treinamento à seco, tiro real e diversas outras atividades, não necessita de algo específico que possa melhorar o desempenho, mas sim de algo durável e bem projetado.

SUGESTÃO = IMBEL .40 MD7, devido ao uso eclético e generalista, também tem a facilidade de condicionar a operação do armamento e equipamento, pois é o mesmo utilizado em todos os demais armas Imbel da PMMG. Muito durável e robusta.

Assim, dentro do esclarecido, é importante que o futuro comprador, faça uma alto análise e verifique suas necessidades e pretensões e faça sua correta aquisição.

Por fim, quero aqui agradecer a Deus e ao Comando da PMMG por toda oportunidade que tive em utilizar todos os armamentos ora apresentados e poder expressar dentro do meu conhecimento técnico e prático, minha opinião, que por ser opinião, teremos várias outras e de todas as formas, mas tenho um compromisso com a verdade, e em se tratando de algo para a segurança de nossa tropa, acredito que temos que buscar o melhor e mais confiável.

Um cordial abraço.

Ildeu Heller, Maj PM
P/4 do CPC / Associado da AOPMBM

Relacionados