NOTA DO COMANDO | 122º ANIVERSÁRIO DO 1º BPM

A criação do primeiro Corpo da Polícia Militar, em 06 de maio de 1890, deveu-se à necessidade de atender às demandas por segurança pública do estado, e foi parte da reestruturação ocorrida na então chamada Força Policial de Minas Gerais. Grande parte destas mudanças ocorreu em decorrência da nova estrutura política brasileira determinada pela Proclamação da República e o fim da monarquia. Podemos dizer que o 1º Batalhão representa o início de uma nova fase da própria polícia militar mineira, a fase republicana.

A construção deste majestoso quartel foi iniciada em 07 de março de 1897, e foi inaugurado em 12 de maio de 1899, sendo o prédio mais antigo de Minas Gerais construído especificamente para abrigar um batalhão da Polícia Militar. A história desta Unidade e deste Quartel confunde-se com a história de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

Este quartel centenário, em forma de fortaleza, com suas paredes frontais com mais de um metro de largura, simboliza para nós a força, a coragem e o pioneirismo dos homens e mulheres que aqui prestaram seus serviços, servindo como balizador para nós, que construímos a história contemporânea.

Utilizando-se da imagem da fachada principal do 1º Batalhão, que é emblemática para nós, foi confeccionado o troféu “O Pioneiro”, feito em ferro fundido e tendo como base uma pedra de granito, simbolizando a história e a força desta Unidade pioneira da Polícia Militar de Minas Gerais. O troféu “O Pioneiro” é entregue aos militares que se destacam e aos nossos colaboradores da sociedade civil, como símbolo de reconhecimento.

Trilhando um caminho de tradições, glórias passadas e uma deslumbrante vontade de progredir, o que agora colhemos é o fruto de um esforço de melhor servir à comunidade, sob um clima harmonioso de proteção aos cidadãos de bem.

Apoiado no pensamento de que a verdadeira nobreza não está, exclusivamente, no cumprimento singelo e restrito da missão, e sim na excelência da qualidade e do resultado produzido. Temos investido no treinamento profissional da tropa, acompanhando sempre a evolução das mudanças, na busca do desenvolvimento de nossas potencialidades, com inovação de técnicas, operações e interação com a comunidade. Seguindo orientação do comando, estamos implementando o projeto polícia e família no hipercentro de Belo Horizonte e na região da Savassi, já com ótimos resultados. Também estamos realizando a “operação impacto”, com abordagens rápidas a veículos em trânsito e nos semáforos, oferecendo melhor sensação de segurança aos condutores de veículos.

Os militares deste Batalhão, sempre preocupados com os problemas sociais e cônscios de suas responsabilidades constitucionais, buscam um relacionamento simbiótico com a sociedade, onde a interação e soluções conjuntas dos problemas propiciam um ambiente de responsabilidade mútua para com a segurança pública, tornando o nosso trabalho mais eficiente e eficaz.

Temos percebido o visível comprometimento de nossa tropa no atendimento ao público, demonstrado nas ações de prevenção e repressão à criminalidade, pelo que ressaltamos, nesta data, nossa profunda gratidão a todos os integrantes da Unidade, oficiais e praças, indistintamente. Todos resolutos ao culto do dever e da hierarquia, da necessidade da renúncia pessoal, da entrega plena e cabal a uma gama de atividades incessante e notória, formando uma equipe de alto nível, que tenho a imensa satisfação de comandar.

Aproveitamos esta data festiva para homenagear alguns militares que se destacaram no cumprimento do dever, procedendo a condecoração com a medalha de mérito militar, a entrega do troféu “o pioneiro” aos destaques administrativos e operacionais e o certificado de destaque profissionais do CPC. Com estes atos pretende-se prestar uma justa homenagem aos militares que realmente fazem a diferença no dia a dia da unidade.

Ressalto o trabalho realizado pelo meu antecessor no comando desta Unidade, o Senhor Coronel Márcio dos Santos Cassavari, oficial que tem grande envolvimento com o 1º Batalhão, onde iniciou sua carreira e prestou serviços por vinte anos, sendo uma grande referência a todos desta Unidade. O Batalhão, sob o comando do Senhor Coronel Cassavari conseguiu atingir as metas propostas de redução de criminalidade violenta, fato digno de nosso reconhecimento.

É com este legado e ambiente de trabalho que temos procurado a redução da criminalidade e do medo do crime na região central de Belo Horizonte. Preocupamo-nos principalmente com os problemas relativos à desordem social e ao problema do tráfico e consumo de drogas, com especial atenção para o crack. Sabemos que estes problemas são os grandes causadores do envolvimento de algumas pessoas com o crime, principalmente os crimes violentos. Precisamos todos, estado e sociedade, adotar medidas urgentes para minimização destes problemas, na busca de uma sociedade mais humana e fraterna.

Na busca da solução destes problemas, temos contado com o apoio de autoridades e de representantes da sociedade civil envolvidos na busca de boas soluções para os problemas da violência. Também é com grande prazer que aproveitamos esta importante data para homenagear alguns de nossos amigos solidários na luta pela segurança pública, fazendo-lhes a entrega do título de colaborador benemérito da Polícia Militar.

Honrados, estendemos os nossos cumprimentos ao Senhor Coronel PM Divino Pereira de Brito, Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, que muito nos honra com a sua presença nesta solenidade, e ao Senhor Coronel Luiz Rogério de Andrade, Comandante da Primeira Região da Polícia Militar, pela atenção especial que sempre dispõem a esta Unidade. Solicito a vossas senhorias que levem ao Senhor Coronel Márcio Martins Sant’Ana, Comandante Geral da Polícia Militar, os nossos cumprimentos e homenagens.

Por fim, mais uma vez, renovamos nosso compromisso de bem servir à comunidade belo-horizontina por meio de cada Policial Militar integrante do Primeiro Batalhão de Polícia Militar, sem o qual, jamais alcançaremos a excelência na prestação dos serviços de segurança pública. Cumpre-me agradecer a todos os segmentos da sociedade e ao povo em geral, pelo apoio e colaboração até aqui demonstrados, sem os quais certamente o 1º

Batalhão não seria o que hoje representa no contexto de nossa sociedade, elevando o nosso pensamento a Deus, agradecendo-lhe, também, por esta oportunidade impar.

Quartel em Belo Horizonte, 11 de maio de 2012.

 

(a) CÍCERO LEONARDO DA CUNHA, TENENTE CORONEL PM
COMANDANTE DO 1º BPM

 

REGISTROS AOPMBM
 
altalt

altalt

altalt

altalt

altalt

Relacionados