Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

O Fevereiro Roxo foi instituído como o mês da conscientização sobre o Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. O primeiro passo da conscientização é principalmente saber mais sobre essas doenças, que são silenciosas, discretas e que não vemos de maneira destacada na mídia ou redes sociais. Essas condições podem ser tratadas mais facilmente quando identificadas em um estágio inicial. Mas algumas de suas características e o desconhecimento a respeito delas retarda o diagnóstico, o que pode impactar no conforto e na qualidade de vida do paciente, já que até o momento não há cura para o Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune e ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, infelizmente podendo afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais, em pessoas de qualquer sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos. O Lúpus ganhou mais visibilidade após as artistas Selena Gomez e Lady Gaga revelarem que sofrem com a doença. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais se pode ter controle sobre seus sintomas

A longevidade alcançada, nas últimas décadas, evidenciou o Alzheimer, que, geralmente, se manifesta a partir dos 60 anos de idade. A causa é desconhecida, mas o fator genético é determinante em 10% dos casos. O Mal de Alzheimer provoca perda da capacidade cognitiva, da memória e demência. No Brasil, o cálculo da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) é de que 1,2 milhão já sofram os efeitos da neurodegeneração. Para prevenir o desenvolvimento da demência é necessário adotar hábitos de vida saudáveis, e praticar ações que estimulem a memória, como leitura e realização de novas tarefas.

A fibromialgia é uma doença reumatológica, que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor. Com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida.

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.
TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES

#aopmbmpresente #cuidandodesuagente #representatividade #gestão #fevereiro #fevereiroroxoelaranja #saude #lúpus #fibromialgia #alzheimer #leucemia #famíliamilitarmineira #luta #presença #compromisso #força #defesa #união #participação

Relacionados