CEL BM ESTEVO ASSUME COMO SECRETÁRIO ADJUNTO DA SEJUSP

Indicado pelo governador Romeu Zema, o Coronel BM Edgard Estevo da Silva assume hoje como secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP). Esta é a primeira vez que haverá um bombeiro militar estadual como secretário adjunto e isso para nós é inédito, é histórico e muito significativo pois, muito além da ação, trata-se de um importante espaço para todos nós militares mineiros.

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Cel Estevo ingressou na Instituição Militar em 1990 no Curso de Formação de Oficiais. Ao longo de sua carreira graduou-se em Direito e Administração e possui Especialização em Segurança Pública e Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Polícia Militar de Minas Gerais. Também, possui formação acadêmica no Curso Especial de Tecnologia de Bombeiros; Curso de Atendimento à Emergências com Produtos Perigosos; Preparação e Resposta a desastres pelo Ministério da Integração Nacional; Comando e Controle de Crises Internacionais e Sistema de Comando de Incidentes pela Guarda Costeira dos Estados Unidos; Gerenciamento de Risco de Desastres Ampliados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e Centro de Risco de Desastres da Ásia.

Como Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Cel Estevo assumiu a presidência do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil (LIGABOM). Teve atuação gerencial impecável, participando na condução e supervisão de todos os processos do CBMMG, com destaque para o gerenciamento de crises na gestão do desastre da barragem de Brumadinho/MG, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública.

No que se refere ao crescimento e modernização institucional, ampliou o número de concursos na corporação, totalizando acesso a 1806 militares formados em cursos diversos. Também, concluiu execução orçamentária no patamar de 168 milhões de reais até 2022, incluindo a aquisição das instalações da Academia de Bombeiro Militar (ABM). Além disso, em sua gestão, renovou a frota de viaturas, adquiriu 5 (cinco) aeronaves, ampliou as atividades operacionais em vários municípios por meio da instalação de 86 novas estruturas físicas de quartel. Apoiou inúmeras operações no estado, inclusive as desencadeadas pela SEJUSP e Ministério da Justiça, além daquelas desencadeadas em outros estados do Brasil e no exterior, como por exemplo as de Moçambique e Haiti.

Como secretário adjunto na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, O Cel Edgar Estevo auxiliará o Secretário na direção do órgão, assessorando-o na interlocução com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar nas questões afetas à política de Segurança Pública do Estado, bem como apoiará o secretário na gestão do sistema socioeducativo, o sistema prisional mineiro e na política estadual de prevenção à criminalidade.

A AOPMBM se orgulha de ter no quadro de associados tão ilustre oficial e o parabeniza pela nova função, na certeza que habilidade e competência não lhe faltarão na nova missão de colaborar para a construção de um estado melhor para se viver, com foco na segurança, no cuidado e bem estar do povo mineiro.

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.
TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES

#aopmbmpresente #cuidandodesuagente #representatividade #representatividademilitar #gestaocominovacao #novoscoroneis #coroneispmmg #pmmg #famíliamilitarmineira #presença #compromisso #força #defesa #união

Relacionados