NOTÍCIAS

BOMBEIROS DE FOLGA COMBATEM INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA E SALVAM MORADOR NA CIDADE DE BARROSO


Postado em 12 de junho de 2018 às 13:37:11

Na cidade de Barroso, às margens da BR 265, região de Campo das Vertentes, dois bombeiros militares, que residem no município e estavam de folga, atenderam a ocorrência de incêndio em uma casa. Por volta das 16h50, o Sargento Cardoso, que se encontrava em casa, foi alertado por crianças que brincavam com seu filho que uma residência, no bairro Jardim Bandeirantes, estava em chamas. Imediatamente, se deslocou para o local, a cerca de 200 metros de distância. No caminho se encontrou com o Soldado Américo, que também morava próximo ao incêndio.

Quando os bombeiros chegaram, perceberam que havia muita fumaça preta saindo da casa e, imediatamente, arrombaram a porta e se depararam com um homem, de 23 anos, caído ao chão da sala, inconsciente e com respiração fraca, devido à inalação de muita fumaça.

Os militares retiraram a vítima da casa, iniciaram o monitoramento dos seus sinais vitais e acionaram uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da cidade de Barroso, que a conduziu para hospital.

Em seguida, eles retornaram à casa incendiada, desligaram a rede elétrica e com o uso das lanternas dos celulares procuraram por mais vítimas. Como havia muita fumaça no local, dificultando a visibilidade e a respiração, os militares efetuaram a abertura de portas e janelas, facilitando a saída dos gases tóxicos e dos que favorecem a combustão.

Sem quaisquer equipamentos de proteção individual, os bombeiros conseguiram isolar, em um quarto, os materiais que estavam queimando como: colchão, guarda-roupas e acessórios diversos, extinguindo o incêndio. Com o uso de baldes e garrafas PET com água, enchidos por populares, os militares fizeram o rescaldo.

Segundo o Soldado Américo, combater o incêndio na cidade de Barroso foi uma ação instintiva. “Quando fiquei sabendo que a casa estava pegando fogo, tive somente o sentimento de salvar quem estava precisando”, explica.

Para o Sargento Cardoso, o atendimento a essa ocorrência reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com a preservação da vida da população mineira.

Fonte: CBMMG

Leia também


Representatividade



SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM