NOTÍCIAS

PRESIDENTE SANCIONA SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA


Postado em 11 de junho de 2018 às 14:34:20

O Sistema Único de Segurança Pública será sancionado na tarde desta segunda-feira (11) pelo Presidente da República, Michel Temer em cerimônia no Palácio do Planalto. O SUSP vai permitir a integração e troca de informações entre as Forças de Segurança Municipais, Estaduais e Federais.

Leia também:

Artigo: Criação do SUSP marca o início de uma Nova Era da Segurança Pública

Considerado pelo Congresso, Sistema Único de Segurança vira lei 

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann coordenará o sistema que vai padronizar desde o registro de ocorrências policiais até o auxílio na montagem de operações. Grupos de trabalho previamente definidos pelo ministro terão suas atuações e metas avaliadas constantemente.

O Projeto de Lei que cria o SUSP foi aprovado pela Câmara e Senado e desde o dia 16 de maio foi encaminhado para a sanção do Presidente da República.

Na prática, integrarão as Polícias Militares, Polícias civis, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Corpos de Bombeiros Militares, Guardas Municipais, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo, Institutos oficiais de criminalística, Medicina Legal e Identificação, Secretarias Nacional e Estaduais de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, Agentes de trânsito e Guarda portuária.

Depois de publicado no Diário Oficial da União, o plano de atuação do SUSP será totalmente implantado em até dois anos e sua duração será de 10 anos. Uma medida provisória editada pelo presidente vai estabelecer a fonte e o montante dos recursos aplicados.

Com informações do Estadão.


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM