IPSM – NOTA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Na busca pela melhoria dos serviços prestados, o IPSM tem atualizado constantemente sua rede credenciada. Só em 2016, foram cerca de 150 novos contratos para a prestação de serviço de saúde, na capital e RMBH. Todo esse trabalho só foi possível devido ao empenho e comprometimento da Diretoria do IPSM, que apesar das dificuldades impostas pelo mercado – como o aumento do custo dos procedimentos em saúde, as tabelas e honorários estabelecidos por hospitais, clínicas e cooperativas médicas – e pela própria especificidade do IPSM de ser uma autarquia pública e, portanto, possuir um limite orçamentário, buscou soluções, negociando com instituições e firmando parcerias que atendessem as necessidades dos beneficiários, sem esquecer os princípios da administração pública.

O IPSM, juntamente com a PMMG e o CBMMG são integrantes do SISAU, Sistema de Saúde que possui normas e tabelas próprias, desenvolvidas e atualizadas conforme previsão legal. Um dos maiores obstáculos enfrentados pelo Instituto para a contratação de instituições e profissionais de saúde são os valores e condições exigidas. E essa não é uma particularidade do IPSM, que apesar de não ser um plano de saúde, presta a assistência à saúde aos seus beneficiários. Operadoras de Planos de Saúde, na Capital e no Interior, em diversos estados, têm sido alvo dessa problemática e têm tido dificuldades de formar uma rede de atendimento que supra às necessidade dos usuários do sistema.

Em 13 de dezembro, deu entrada no IPSM o processo do CB da PMMG Adilson Cleiton Silvino, solicitando o procedimento Biospsia LBA (fibrobroncoscopia), que consta na tabela SISAU como broncoscopia, sendo assim, exames correspondentes. O processo correu como preconiza a legislação vigente, cumprindo as etapas de análise da auditoria médica e verificação com instituições conveniadas, uma vez que, conforme relato do paciente, o hospital em que se encontrava não realizou o procedimento.

A fibrobroncoscopia ou o broncoscopia é um procedimento realizado por cirurgião torácico. Contudo, tal especialidade possui uma cooperativa que estabeleceu um valor para o procedimento muito acima da tabela do Instituto. Assim, foi encaminhada solicitação de orçamento para vários estabelecimentos, porém os estabelecimentos que realizam o exame informaram que é necessária a negociação com a cooperativa, o que o IPSM tem tentado fazer, mas sem sucesso.

Diante dessa situação, a Diretoria de Saúde do IPSM manteve a tentativa de negociação com a cooperativa, mas priorizou a busca por algum credenciado que atendesse a demanda do beneficiário, que foi acompanhado durante todo esse período. Em 28 de dezembro, o Instituto procurou novamente o CB da PMMG Adilson Cleiton Silvino e o orientou a procurar determinado hospital da Rede Credenciada onde o exame seria realizado. Consta no sistema do IPSM que o beneficiário foi submetido ao exame na última quinta-feira (29).
Uma análise do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, de 2 dezembro de 2016, verificou que os custos com saúde têm crescido acima da inflação e se o ritmo continuar, nem as operadoras e nem os contratantes dos planos de saúde terão condições de arcar com as despesas. O caso do IPSM ainda é mais delicado, pois por ser uma autarquia estadual que presta serviços previdenciários e de assistência à saúde, não possui limite orçamentário que supra as exigências do mercado, o que dificulta a negociação e o credenciamento de especialistas.

Ainda que pese todas essas questões, o Instituto de Previdência dos Servidores Militares reafirma o seu compromisso em garantir o benefício previdenciário e a promover a assistência à saúde com base na legalidade, ética, transparência, efetividade e impessoalidade. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade em previdência e saúde a todos os nossos 227 mil beneficiários.

Fonte: IPSM

 

Relacionados