COMUNICADO DO COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, divulgou nesta terça-feira (18) um comunicado oficial esclarecendo alguns temas envolvendo vossa pessoa e a corporação. Segue a nota na íntegra:

Prezado Policial militar,

Neste momento, quero me dirigir a você para falar sobre alguns temas relevantes.

Na condição de Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), na última semana participei de um evento na Europa, onde tive a satisfação e o prazer de filiar as polícias militares do Brasil à FIEP, organização que congrega as Gendarmes e polícias militares da Europa e do Mediterrâneo, além de outras, como as PMs do Chile e da Argentina.

Essa viagem, que foi integralmente custeada pelo CNCG e pela FIEP (não recebi NENHUMA DIÁRIA e NENHUM outro recurso do Estado) abre as portas para as polícias militares de todo o Brasil às mais modernas tecnologias e metodologias de emprego operacional. Agora, de maneira mais consistente, poderemos enviar policiais militares aos diversos países membros para conhecerem e depois difundirem aos seus pares procedimentos certificados por organismos internacionais e que lá são adotados. É um grande passo para uma Polícia Militar cada vez mais eficiente e reconhecida pela sociedade brasileira.

Não obstante, temos aqui grandes desafios a serem vencidos. O País passa por um momento político e econômico muito sensível. Muitos estados brasileiros, inclusive o nosso, vêm enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos financeiros com fornecedores e, principalmente, com o funcionalismo público.

O parcelamento do salário afeta a todos nós, indistintamente. Além disso, a inflação corrói o nosso poder de compra. No âmbito nacional, enfrentamos e haveremos de enfrentar uma série de ameaças às nossas prerrogativas. Conseguimos, os Comandantes Gerais, por meio do CNCG, ao lado da FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais) e dos parlamentares federais militares, alterar o texto original do PLP 257, que previa a proibição de os estados concederem reajustes salariais e realizarem o pagamento de vantagens aos servidores pelo período de 24 meses. Outra batalha haveremos de travar durante a tramitação desse projeto no Senado.

Aproxima-se agora a reforma da previdência e precisamos, mais do que nunca, lutar juntos, nessa que será uma das maiores dificuldades a serem enfrentadas.

Nossas entidades de classe estão se preparando para reivindicar a garantia de nossos direitos por parte do Estado. Como Comandante-Geral, não fujo às minhas responsabilidades para com todos os senhores e senhoras. Juntamente com o Chefe do Gabinete Militar e o Chefe do Estado Maior, levei pessoalmente ao Governador do Estado minhas preocupações e as do Alto Comando em relação ao parcelamento do salário, à reposição da inflação e ao pagamento do 13º salário. Disse a ele que entendo as limitações do Estado, mas que este também deve estar sensível às dificuldades que enfrentamos.

Gostaria de salientar que sou filiado a três entidades de classe e fico feliz ao constatar que elas estão fazendo aquilo que sempre espero que façam na luta pela manutenção de nossas prerrogativas. Apenas espero que ajam de forma ordeira, sem causar prejuízos à sociedade mineira que tanto merece e precisa do melhor de todos nós.

Prezado Policial militar, não se deixe levar por pessoas oportunistas. Algumas nasceram do caos e dele se alimentam. Agem como vermes, que se nutrem da carne podre e a tudo e a todos querem enfraquecer.

Precisamos de um Comando fortalecido, de entidades de classe maduras e conscientes da necessidade de uma luta constante e responsável pela manutenção de nossas prerrogativas, além de parlamentares comprometidos não com os seus interesses pessoais e eleitoreiros, mas unicamente com o bem-estar daqueles que os elegeram.

Neste momento em que 12 milhões de brasileiros estão desempregados, precisamos agir com prudência e responsabilidade. Não podemos gerar uma imagem negativa na sociedade, já tão fragilizada, contra a classe dos militares estaduais. É esta sociedade que, ao final, irá legitimar-nos como Instituição. Sejamos os verdadeiros sustentáculos e força de exemplo para o povo mineiro.

Juntos somos mais fortes!

(A) MARCO ANTÔNIO BADARÓ BIANCHINI, CORONEL PM

COMANDANTE-GERAL