BOMBEIROS E SAMU LANÇAM PROJETO PILOTO PARA MELHORAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

De sexta-feira (14) a domingo (16) será implementado pelo Corpo de Bombeiros e Samu-BH um projeto piloto inédito e que visa a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Nesses dias, das 8 às 20h, a viatura do oficial Bombeiro será tripulada também por um médico e um enfermeiro.

As equipes mistas estão preparadas para atuar em áreas de difícil acesso, tais como pessoas perdidas em matas, acidentes em trilhas, matas e cachoeiras, cavernas e poços, por exemplo, além de acidentes com múltiplas vítimas e caminhões de produtos perigoso tombados.

Os médicos e enfermeiros foram treinados pelos bombeiros militares em técnicas de salvamento de vítimas presas entre ferragens, acidentes com caminhões de produtos químicos, busca com cães, busca em escombros, incêndios florestais, sistema de coordenação de emergências e técnicas de trabalho em alturas. Já os bombeiros foram treinados em proteção biológica e protocolos de triagem em acidentes com múltiplas vítimas.

De acordo com estudos médicos americanos, 84% das vítimas de trauma falecem na primeira hora após o acidente. Então essa iniciativa visa abreviar ao máximo a chegada deste recurso integrado de salvamento + suporte avançado de vida.

A base está instalada no Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres -BEMAD, Av Amazonas, 3155 Barroca ( esquina com Rua General Andrade Neves)

Após o piloto será avaliada a sua implementação definitiva.

 

Fonte: Assessoria CBMMG

 

 

Relacionados