AOPMBM VISITA JUNTA CENTRAL DE SAÚDE (JCS) DA PMMG

O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel Ailton Cirilo, visitou nesta quarta-feira (15) a Junta Central de Saúde, um órgão oficial de perícias médicas da Polícia Militar. Seus pareceres refletem no âmbito institucional, social, econômico e político.

A ida do Presidente à JCS – presidida pela Tenente-Coronel Gilmara Mota Martins – serviu para debater assuntos de interesses do Quadro de Oficiais da Saúde (QOS), como Reforma da Previdência, e ouvir demandas vindas da unidade – muito importante para a Instituição, mas pouco valorizada – além de conhecer a administração.

Faz parte da rotina da JCS um diversificado e crescente leque de atividades na área médico pericial, de cunho administrativo e judicial. Entre as mais comuns estão à concessão de licenças e dispensas médicas, reformas de militares da ativa e da reserva, realização de perícias psicopatológicas, de perícias para Justiça Militar, para o IPSM e atuação como Assistente Técnico das Instituições Militares em processos na Justiça Comum. Além destas atividades peculiares, tem se antecipado na identificação de problemas, propondo e influindo na modernização da legislação da instituição.

Videoconferência 
Durante a visita, o Presidente da AOPMBM ficou impressionado com os benefícios propostos aos policiais militares graças ao Tele-JCS, um sistema de videoconferência para otimizar os trabalhos de perícias médicas em todo o Estado. A novidade traz comodidade, conforto, agilidade e economia.

A videoconferência permite que médicos situados em outros locais façam parte de consultas, exames e até cirurgias. Além disso, muitos militares que precisavam renovar a licença ou impossibilitados de locomoção tinham que viajar de diferentes partes do Estado para estar em Belo Horizonte e serem atendidos. Com esta ferramenta, o processo é agilizado e diminui consideravelmente a ausência no trabalho, além de proporcionar mais segurança aos policiais, que vão evitar o deslocamento.

Basicamente, a videoconferência  coloca em contato, por meio de um sistema de vídeo e áudio, duas ou mais pessoas separadas geograficamente. O sistema funciona como um canal de TV bidirecional e é usado todo o tempo pelas emissoras utilizando um sistema de internet.

Para serem atendidos por este sistema, os policiais militares que estão lotados no interior devem procurar a NAIS das Unidades e solicitar  um agendamento. Com isso, será marcada a perícia por meio de videoconferência, que, obrigatoriamente, deve contar com médicos da Unidade que atendem o paciente e são acompanhados em uma sala. O local possui um monitor de televisão ligado a Internet e interligada a junta médica em Belo Horizonte. A partir daí o estado clínico do paciente é avaliado pelos profissionais e em seguida é produzido um relatório.

Além disso, os militares assinam um termo de consentimento para autorizar que a videoconferência pericial seja realizada.

Despedida
A Coronel Tânia Pereira dos Reis Aguiar, assessora técnica da Diretoria de Saúde, também participou do bate-papo com os oficiais da saúde. Na próxima sexta-feira (15) ela se despede do serviço militar. Aproveitando a oportunidade, o Presidente da AOPMBM a entregou uma placa em agradecimento aos serviços prestados à instituição ao longo de 30 anos.

Relacionados