AOPMBM COMEMORA SUCESSO DO I ENCONTRO DA MULHER MILITAR

A direção da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (AOPMBM) comemora o grande sucesso do I Encontro da Mulher Militar realizado, nessa terça-feira (28), no Clube dos Oficiais da Policia Militar. Durante todo o dia, cerca de 300 militares de todo o Estado se reuniram no auditório do COPM para reconhecer o trabalho da mulher dentro dos órgãos de segurança pública, discutir seus anseios e unir forças na defesa de suas prerrogativas e direitos. O evento foi promovido pelo Departamento Feminino da AOPMBM sob direção da Tenente-Coronel PM Claudia Herculana Ferreira Glória, e da Coronel PM Simone Hohene, Vice-Diretora.

A abertura dos trabalhos ficou por conta da Doutora Laura Berdine Santos Delamônica, Diplomata da Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores. Com apenas 28 anos de idade, ela é dona de um currículo impecável. Sua palestra – com o tema “Ascenção feminina nas instituições limitadas com base no gênero, e não na sua qualificação profissional” – deixou a plateia impressionada. “Que fala brilhante dessa Diplomata! Quanta bagagem, quanta cultura, quanto conhecimento”, exclamou a SubTenente Alessandra, do Corpo de Bombeiros.

Logo em seguida, como forma de destacar o trabalho de algumas profissionais que servem de exemplo e fonte de inspiração, a SubTenente Elizabeth, do Primeiro Comando de Bombeiro Militar, foi convidada a subir ao palco e contar um pouco da sua experiência. A Major Daniela Lopes Rocha, primeira mulher a comandar um Batalhão Aéreo no Brasil, e a Sargento Viviane Almeida Soares da Silva, Comandante do Tático Móvel do 13º BPM, também trocaram experiência com o público e foram aplaudidas.

Outro destaque foi o painel composto pelas Coronéis Áurea dos Santos e Luciene Albuquerque, ambas da primeira turma de militares formada em 1981, mediado pela Tenente-Coronel Karla Fernanda. A Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, Cristiane Amaral Serpa, também abrilhantou o encontro ao falar sob a manutenção da desigualdade de gênero com forma de opressão.

A Major Maria de Fátima Rufino Fígueiró de Lourdes, Presidente da Afas, também participou do seminário. Na oportunidade, pediu a todas que aderissem à campanha em prol do Centro de Equoterapia do Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT) da Polícia Militar. Para arrecadar fundos e viabilizar a compra da cobertura do pátio do regimento e fomentar novos atendimentos, a Afas criou o prêmio “Torcida mais solidária de Minas 2017”. Para provar que seu time também é campeão fora dos gramados basta adquirir uma rifa no valor de R$ 6 e concorrer a uma camisa autografada do seu time. Para participar é preciso comprar o bilhete pelo site ajude.afas.org.br.

Ao final, bastante emocionadas, as diretoras do Departamento da Mulher Militar da AOPMBM agradeceram e se comprometeram a continuar lutando para empoderar as mulheres dentro e fora dos quarteis. “O simples fato de conceder maior poder de participação nos torna ainda mais fortes dentro das nossas instituições”, disse Coronel Simone. Com os olhos lacrimejados, a Tenente-Coronel Cláudia agradeceu a Deus e a todos os envolvidos no evento, desde os técnicos de som ao Presidente da AOPMBM, Coronel Ailton Cirilo, e toda sua equipe. “Esse encontro é a realização de um sonho. Vocês não fazem ideia de como estou feliz por ver este auditório lotado de mulheres poderosas e guerreiras”, disse a Diretora do Departamento.

 

 Veja mais fotos do evento em nossa página no Facebook

 

 

Relacionados