AOPMBM ABRAÇA CAMPANHA DA AFAS EM PROL DA EQUOTERAPIA

A Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS) lançou nesta quarta-feira (22) uma campanha para ajudar o Centro de Equoterapia do Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT) da Polícia Militar. A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (AOPMBM) abraçou a causa e a Vice-Presidente, Tenente-Coronel Claudia Herculana, esteve presente no lançamento.

Desde 2012, a AFAS apoia as atividades exercidas pelo Centro. Pensando em ajudar na arrecadação de fundos para viabilizar a compra da cobertura do pátio e fomentar novos atendimentos, criou o prêmio “Torcida mais solidária de Minas 2017”. “O grito que ecoa das arquibancadas incentivando e motivando seu time é o mesmo que motiva as crianças do Centro de Equoterapia”, diz o slogan da campanha. Para provar que seu time também é campeão fora dos gramados basta adquirir uma rifa no valor de R$ 5 e concorrer a uma camisa autografada do seu time. Para participar é preciso comprar o bilhete pelo site ajude.afas.org.br.

A Equoterapia
É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, e exige a participação do corpo inteiro contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. É provado, cientificamente, que a relação entre o homem e o animal traz bem estar para ambos os seres propiciando um sentimento afetivo capaz de transformar e superar qualquer problema

O Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes oferece esse método, gratuitamente, desde 1995. Os atendimentos são realizados semanalmente, em média por 24 meses com cada praticante. Mediante a um número expressivo da demanda existe uma fila de espera, que segue uma ordem cronológica dos inscritos, que serão chamados de acordo vaga. Os interessados em ingressar na Equoterapia devem procurar a entidade através do telefone (031) 3016-2781 e ou diretamente ao endereço (Rua Platina, nº 580, bairro Prado, em Belo Horizonte).

AFAS
Com sede em Belo Horizonte, a AFAS é uma Organização Não Governamental com fins filantrópicos, de carácter beneficente, educativo, cultural, esportivo, assistencial e social, sem finalidade política ou religiosa. Foi criada em 05 de junho de 1970 por esposas de militares que, à época, se reuniram com a finalidade de atender as demandas sociais das famílias militares que passavam por dificuldades sócio-econômicas.

Todas as atividades desenvolvidas pela AFAS são construídas com o objetivo de promover mudanças na sociedade, minimizando problemas das relações humanas e promovendo a capacidade e aptidão dos indivíduos e famílias para que esses possam conquistar melhores níveis de qualidade de vida. Assim, acreditamos que nosso trabalho é fonte de construção da cidadania, defesa da democracia e da justiça social, e que nosso dever é ampliá-lo cada vez mais.

Relacionados