Institucional

HISTÓRICO


Postado em sexta, 20 de janeiro de 2017 as 10:05:14

AOPMBM - A FORÇA DA OFICIALIDADE

Desde 1999, quando iniciou suas atividades, a AOPMBM vem unindo esforços e garantindo a representatividade dos oficiais

A história da AOPMBM começou a ser escrita em 1998, com a sugestão feita pelo Cap PM Marcelo Evangelista Maia, de criar uma Associação de Oficiais, independente, sem vínculos políticos, e com o propósito único de ser a voz consciente e firme das reivindicações dos oficias da Polícia Militar.

"Com poucos oficiais, começamos a nos reunir nas residências de alguns deles, sempre com a preocupação, de cada um, comunicar sua presença ao seu comandante direto. Nada foi feito às escondidas. Foram realizadas mais de oito reuniões. A idéia ganhou corpo e novos colegas aderiam ao ideal," lembra o Cel PM Ref Edgar Soares, Fundador e 1º Presidente da AOPMBM. Em sua residência, funcionava a sede da Associação.

O Estatuto da Associação dos Oficiais da PMMG foi registrado no dia 19 fevereiro de 1999, no Cartório de Registro Civil da Pessoa Jurídica. Consta na Ata da Assembleia de Fundação, Aprovação e Eleição da Primeira Diretoria da AOPMBM, as assinaturas dos oficiais: Cel PM Edgar Soares, Maj PM Domingos Sávio Mendonça, Maj PM Paulo José, Cap PM Marcelo Maia, Cap PM Claudia Romualdo, Cap BM Felipe, Cap PM Zoé Ferreira Santos, Cap PM Sebastião Nolasco, Cap PM Landes e Ten PM Alfeu Rodrigues. São, portanto, 16 anos de trabalhos árduos, buscando a representação da classe dos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG.

A BUSCA DA REPRESENTATIVIDADE

A AOPMBM é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos e com atuação em todo Estado de MG. Tem como objetivos promover o estudo, a coordenação, representação e defesa dos interesses e direitos de seus dirigentes e filiados. Sua atuação envolve, ainda, a colaboração com os poderes públicos e entidades civis não-governamentais, como órgão técnico e consultivo na solução dos problemas de interesse da classe.

Desde sua criação, presidiram a Associação os seguintes oficiais líderes: Cel PM QOR Edgar Soares, Tenente-Coronel PM QOR Domingos Sávio Mendonça, Tenente-Coronel PM QOR Zoé Ferreira Santos e 1º Tenente PM Nélson Henriques Pires. Por intermédio desses oficiais, várias mudanças significativas foram processadas, chegando a AOPMBM, nos tempos atuais, em condições de crescimento.

 

GALERIA DOS EX-PRESIDENTES
alt alt Ten Cel Zoe alt  
Cel. PM Edgar Soares
Maj. PM Domingos Sávio
de Mendonça
Cap. PM Zoé Ferreira
dos Santos
1º Ten PM Nelson
Henriques Pires
Ten Cel PM Márcio Ronaldo de Assis
 Fev/1999 a Abr/2000
Mai/2000 a Dez/2003
Jan/2007 a Ago/2007
Jan/2004 a Dez/2006
Set/2007 a Nov/2007 
 Dez/2007 a Dez/2009
Jan/2010 a Dez/2012
Jan/2013 a Mai/2015

SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO



Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM

Qart Tecnologia