NOTÍCIAS

OAB DEBATE PROJETO QUE AUTORIZA PORTE DE ARMA PARA ADVOGADOS


Postado em 20 de junho de 2018 às 08:14:30

A polêmica permissão para advogados terem porte de arma de fogo será discutida hoje na Ordem dos Advogados do Brasil no Rio. O debate é organizado pela comissão de enfrentamento à violência contra advogados. A autorização está prevista no Projeto de Lei 704, de 2015, que tramita na Câmara dos Deputados há mais de três anos, mas está parado desde outubro.

— Vamos (a OAB-RJ) comunicar o conteúdo do debate para a presidência da OAB, e ela decide de que forma vai se posicionar. Não podemos deixar de discutir o tema — diz o presidente da comissão, Alexandre Ayres.

O deputado, que é advogado, defende que os profissionais tenham os mesmos direitos que juízes e promotores. Benedet afirma que a profissão de advogado possui os mesmos riscos que as de magistrados e membros do MP. “Resta evidente que a digna profissão do advogado, (…) que não rara às vezes sofre com atentados às vidas, à família, à inviolabilidade de seu lar, é merecedora de tal incumbência legal, qual seja, o porte de arma de fogo para defesa pessoal”, argumenta no texto.

O projeto foi apresentado na Câmara em 12 de março de 2015. O texto foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da casa.

A assessoria da Câmara dos Deputados afirmou que ainda não há previsão para que o texto seja votado. Após a aprovação nas comissões, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário. Em seguida, passará pelo Senado. Por fim, precisará ser sancionado pelo presidente da República.

Leia também


Representatividade



SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM