NOTÍCIAS

II ENCONTRO DA MULHER MILITAR REPETE SUCESSO DE PÚBLICO


Postado em 28 de março de 2018 às 11:52:27

O II Encontro da Mulher Militar novamente atraiu um grande público ao auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar (COPM). Durante toda a manhã dessa terça-feira (27), centenas de militares de toda a região metropolitana de Belo Horizonte se reuniram para reconhecer o trabalho da mulher dentro dos órgãos de segurança pública, discutir seus anseios e unir forças na defesa de suas prerrogativas e direitos. O evento é uma realização do Departamento Feminino da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) sob direção da Tenente-Coronel Claudia Herculana Ferreira Glória, e da Coronel Simone Hohene, Vice-Diretora.

O Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, abriu a manhã de palestras falando sobre preconceito. Em seguida, cumprimentou a AOPMBM pela iniciativa e se colocou à disposição para receber a “Carta da Mulher Militar”, um documento que simboliza e materializa os sentimentos das policiais e bombeiros. Seus anseios, colhidos por meio de um questionário com espaço para críticas e sugestões, podem ser traduzidos em políticas públicas e internas, com vistas a melhorar o ambiente de trabalho e valorização destas bravas mulheres, que tanto fazem parte e constroem a história das instituições militares de Minas Gerais.

Na sequência, a Diretora do Departamento agradeceu a presença de todas, e lembrou que ao criar o Departamento Feminino pensou em mais um canal de diálogo e reflexão sobre os anseios da mulher militar de forma responsável.

Na oportunidade, como forma de destacar o trabalho de alguns profissionais que servem de exemplo e fonte de inspiração, a AOPMBM homenageou militares que atuam, diariamente, na preservação da violência contra a mulher. Os cabos Olair Borges, Marcelo Silva e Marjory Ferreira, e a Soldado Bruna Hudson receberam das mãos da Major Cleide Barcelos, Comandante da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica, uma placa em reconhecimento ao seu desempenho.

O professor Humberto Leandro deu início às palestras com o tema “Linchamentos virtuais: reflexões sobre o papel do Direito Penal em tempo de redes sociais”. Ele pontuou casos presentes no mundo pós-moderno dentro da virtualidade. “A nossa proposta é que resgatemos valores como o respeito e o reconhecimento do outro como ser humano, porque temos todas essas novas ferramentas à nossa disposição, mas antes de tudo precisamos ter o respeito a pessoa do outro”, afirmou.

Outro destaque foi a palestra bastante descontraída da professora Renata Adriana Rosa, Superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres e Articulação Institucional do Governo de Minas, sobre “o direito às cidades sob a ótica das mulheres”. A convidada deixou no ar questões reflexivas e que precisam ser discutidas no meio militar, como “quem são essas mulheres? Por onde andam? Qual o lugar dessas mulheres na cidade e na sociedade?

Ao final, para encerrar a manhã de ponderações, a Diretora do Departamento Feminino, Tenente-Coronel Cláudia Herculana, novamente agradeceu a presença maciça de praças e oficiais, além de ressaltar o engajamento de todos os envolvidos no evento. Ela também se comprometeu a continuar lutando para empoderar as mulheres dentro e fora das instituições militares.

Depoimentos

Primeira vez que participou do encontro, a Aspirante Daniela Mendes Gonçalves Miquelito, lotada no 48º BPM em Ibirité, disse que percebeu desde a chegada ao evento que tudo foi feito com muito carinho para as participantes. “Com a correria do dia a dia, temos pouca oportunidade de interagir com outras policiais femininas, então é bom ter um momento para discutir assuntos do universo feminino e falar sobre a mulher que veste a farda em si”, comentou.

“Vim ao primeiro e é um prazer estar participando do segundo encontro, um evento de fundamental importância para nós mulheres que já somos empoderadas como policiais militares e bombeiro militares. Estamos reunidas em busca de uma melhora para todas nós, do tratamento que nos é dado até o desenvolvimento das atividades”, afirmou a Presidente da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (Afas), a Major Fátima Rufino.

Para a Tenente-Coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, diretora de Logística e Finanças do Corpo de Bombeiros, o encontro dá oportunidade de se partilhar experiências, conhecer novas realidades e o que estão passando as colegas. “Minha expectativa é que esse encontro venha contribuir nas condições de trabalho, nas políticas públicas, porque esses encontros não se encerram em si, motivam reflexões para começar algo muito maior”, finalizou a Tenente-Coronel Daniela.

Brindes ofertados por empresas parceiras foram sorteados ao longo de todo o evento.

Fotos: Equipe Júlio Fotógrafo

Com informações da assessoria organizacional PMMG

Clique aqui e veja mais foto em nossa página no Facebook


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM