NOTÍCIAS

FORMATURA DE NOVOS TENENTES DA POLÍCIA MILITAR


Postado em 17 de julho de 2017 às 14:16:03

Na última sexta-feira (14) aconteceu a formatura de alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). Ao todo 106 novos militares foram promovidos ao posto de 2º Tenente e passam a atuar na capital e demais regiões do interior do Estado.

A solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar (APM) e contou com a presença de Comandantes, autoridades civis e militares, familiares e convidados. O Governador do Estado, Fernando Pimentel, esteve presente. O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Ailton Cirilo, também prestigiou a cerimônia.

Durante seu discurso, Fernando Pimentel homenageou o cabo Marcos Marques da Silva, assassinado em Santa Margarida, na Zona da Mata, durante um assalto à banco. Também foi realizado um minuto de silêncio durante a cerimônia em sua memória. “Estamos, por último, celebrando aqui a memória de um herói, o cabo Marques que foi vítima de um assassinato covarde no interior do Estado nessa semana e será, agora no domingo, agraciado postumamente com a Medalha de Minas, que será entregue nesse próximo domingo na cidade de Mariana. A medalha coroa aquele exemplo de um profissional da Polícia Militar que deu a sua vida cumprindo a sua missão, e nós devemos todos honrar o exemplo do cabo Marques. Por isso, essa noite é a celebração da memória desse nosso herói”, disse o Governador.

O paraninfo da turma, o secretário de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, destacou o compromisso dos militares com a sua missão. “O juramento retrata o compromisso dos mesmos de exercer o oficialato ora galgado em prol da segurança pública da sociedade com ações delineadas pela ética, pela cidadania, pela justiça e pelo bom senso. A sociedade, seus comandantes e seus comandados confiam e esperam de vocês a garantia de um exercício integral impecável em prol da segurança pública, que jamais poderá ser tratada em um segundo plano, ainda atingida pelas crises”, ressaltou.

O primeiro colocado, Tenente Benedito da Silva, foi homenageado pelo seu brilhante desempenho ao longo do curso. O paraninfo da turma também foi agraciado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, e pelo Comandante da APM, Coronel PM Robson Queiroz.

O ponto alto da solenidade ficou por conta da entrega da divisa da graduação pelas madrinhas. A cerimônia foi encerrada com o tradicional “fora de forma”.

Ápice profissional
O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), que teve duração de um ano, equivale ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública (CSTGSP). Essa formação representa o ápice da educação profissional de nível técnico.

A preparação dos oficiais representa um importante avanço na área de segurança pública, uma vez que os novos tenentes retornam às Unidades Operacionais e Administrativas bem treinados para desenvolver o trabalho de gerenciamento, planejamento, coordenação e controle das atividades policiais militares.

Os novos tenentes vão atuar em diversas regiões do Estado, sendo que cerca de 30% irão permanecer trabalhando na capital mineira e os demais 70% irão exercer as atividades no interior.

Com informações da Agência Minas

 

 


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM