NOTÍCIAS

AOPMBM APOIA INTERCÂMBIO DE CADETES DA PMMG


Postado em 13 de novembro de 2017 às 14:32:41

Assumindo o compromisso de campanha da atual gestão, o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Ailton Cirilo, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais apoiaram o intercâmbio de cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) para conhecer a Polícia de Segurança Pública (PSP) Portuguesa, em Lisboa.

O objetivo foi trocar conhecimentos e resultados para fortalecer a segurança pública em Minas. Os futuros oficiais foram supervisionados durante a viagem pela Vice-Presidente da AOPMBM, Tenente-Coronel PM Claudia Herculana, e pelo Subcomandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Major PM Bruno Assunção.

Logo que chegaram à capital de Portugal, a Delegação Mineira conheceu a Guarda Nacional Republicana (GNR). Diversos assuntos foram compartilhados nas palestras, dentre eles identidade organizacional e Unidade de Intervenção. Na ocasião, os cadetes perceberam que há muita semelhança entre a missão, visão e valores de ambas as corporações. “Todos os temas abordados aqui irão enriquecer a experiência profissional destes futuros comandantes”, ressaltou a Vice-Presidente.

Durante visita ao histórico Quartel do Carmo, sede do Comando Geral da GNR, a comitiva visitou uma exposição composta por viaturas, armamento e equipamentos tecnológicos de todos os portfólios. Após, foi ofertado um almoço para a delegação.

Comando metropolitano

Dando sequência às atividades, os cadetes conheceram o Comando Metropolitano de Lisboa, sendo recepcionados pelo Superintendente Jorge Maurício. A autoridade explanou sobre as especificidades da corporação, seus desafios e missões.

Após a acolhida, o Subcomissário Fortunato Paiva palestrou sobre a identidade organizacional da Instituição, seus portfólios de serviço, sua abrangência territorial e, principalmente, sobre a atuação frente as infrações penais e administrativas. Ademais, foi apresentado aos cadetes o Centro de Comando e Controle. No local estão instalados o controle de eventuais situações que, porventura, possam comprometer a segurança do país.

Os militares mineiros também conheceram o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, onde são formados os agentes de segurança pública daquela corporação.

1ª Divisão de Polícia, Espaço Júlia e Instituto Superior

Como últimos compromissos, a Delegação iniciou o dia com uma visita à Primeira Divisão de Polícia de Segurança Pública, unidade subordinada ao Comando Metropolitano. Lá, foram recebidos pelo Subintendente, Paulo Flor, Comandante da Divisão.

Após as boas vindas, a Delegação conheceu o Espaço Júlia, projeto ligado ao policiamento de proximidade. No local, vítimas de violência doméstica são acolhidas e encaminhadas para assistência policial, jurídica e social.

Em seguida, os cadetes foram encaminhados ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, responsável pela formação dos cadetes da PSP. No local conheceram toda as dependências, salas de aula, laboratórios, salas de luta, estande de tiro, biblioteca, dentre outros.

Ao final, o Diretor do Instituto, Superintendente-Chefe Pedro Clemente, recebeu a Delegação em seu Gabinete. Em suas palavras, destacou a participação de policiais brasileiros nos programas de ensino do Instituto.

“Estou muito feliz por saber que estes jovens cadetes, futuros comandantes, trouxeram em sua bagagem intelectual informações capazes de fortalecer a segurança pública em Minas. O objetivo de trocar conhecimentos e resultados com a Polícia Portuguesa foi alcançado com sucesso”, finalizou a Vice-Presidente da AOPMBM.

 

 

 

 


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM