NOTÍCIAS

BIBLIOTECA POLICIAL


Postado em 16 de maio de 2011 às 00:55:01

O evento contou com mais de 200 pessoas, dentre as quais destacamos as presenças de Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, integrantes da Polícia Federal e Civil, membros do Poder Judiciário, dentre ilustres autoridades civis, acadêmicos e pesquisadores, que ressaltaram a relevância e amplitude desta proposta.

 

 


Como principal objetivo, esta biblioteca virtual visa abrigar o vasto conhecimento técnico científico já produzido pelos policiais e bombeiros de todo Brasil, mantido nas diversas academias militares, em outros centros de pesquisa e ensino ou mesmo nos seus arquivos particulares.

O Coronel Amauri Meireles, de forma bastante espirituosa, lembrou da necessidade de se ter um grande repositório destas pesquisas realizadas por militares como forma de evitar o plágio. As Instituições Militares Estaduais não podem permitir que suas pesquisas sejam apropriadas de forma inadequada. Enfatizou, ainda, que tal Biblioteca Policial contribuirá para enfraquecer aquela imagem de uma polícia “truculenta e burra”, ainda presente em alguns setores da sociedade.

O Coronel Lúcio Emílio, em seu momento de luz e reflexão, observou que a Polícia Militar acertou, quando há quase quatro décadas, introduziu a pesquisa científica como forma de dar racionalidade e rigor técnico ao seu trabalho cotidiano. Conhecemos bem e muito nos orgulhamos da nossa história militar. Agora é preciso escrever a nossa história policial, que não tem menores rasgos de heroísmo que a nossa história militar. Mas, é preciso resgatar as fontes dessa história, antes que seus protagonistas e seus memoráveis feitos se apaguem pela ação implacável do tempo. Essa é a principal tarefa da biblioteca policial, que, espera-se, esteja vindo a tempo de realizar esse grandioso trabalho.

O Maj Ronaldo – Presidente da AOPMBM ressaltou em seu pronunciamento a importância da imediata alimentação do site via o fornecimento eletrônico das monografias, artigos científicos e estudos técnicos elaborados pelos pesquisadores policiais. Destacou a necessidade da socialização de todo este vasto e relevante conhecimento já produzido no campo da segurança pública, de forma a enriquecer as discussões, os debates e encaminhamentos de eventuais soluções para enfrentamento dos desafios de um tema tão recorrente no seio da nossa sociedade atual.


REGISTROS

 
 


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM