NOTÍCIAS

AOPMBM PRESTIGIA ENTREGA DO ESPADIM


Postado em 12 de julho de 2017 às 17:24:39

Nessa terça-feira (11), a Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Tenente-Coronel PM Cláudia Herculana Ferreira Glória, compareceu à Academia de Polícia Militar para a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos 139 novos Cadetes da Escola de Formação de Oficiais (EFO). Amigos, familiares e autoridades assistiram, emocionadas, à passagem dos futuros oficiais pelo Portão das Armas, símbolo da entrada dos jovens na vida militar. Os diretores da AOPMBM, Major PM Joel Mercedes da Costa e Capitão PM Hernani Pantoja, também prestigiaram a solenidade.

O Espadim simboliza a autoridade, honra e dignidade do Cadete. A entrega tem sua origem marcada no século XIX, especificamente no reinado do Czar Alexandre III, e era destinada aos príncipes do império para que estes o portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.

Este momento impar na história da PMMG foi relembrado no discurso do representante dos Cadetes e também na Nota do Comando. “Estou seguro que estes alunos terão a melhor capacitação. Jovens cadetes, parabéns! ”, disse o Comandante-Geral, Coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, que pediu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao Cabo PM Marcos Marques da Silva. O militar faleceu na segunda-feira (10) em decorrência de confronto com marginais ao intervir uma ocorrência de assalto a banco, em Santa Margarida. “A vida de um policial não é um bem disponível e, com tal, não pode ser tratada”, finalizou,

“A entrega do Espadim significa, de fato, o início da jornada dos senhores no mundo militar. É a confirmação e o compromisso que cada um faz com a Polícia Militar de Minas Gerais e com a sociedade a fim de se dedicar e, após formados, bem servir a população e combater o crime. Sejam leais, proativos, éticos e responsáveis contribuindo para uma sociedade justa e segura’, parabenizou a Vice-Presidente.

Ao final da cerimônia, o público assistiu aos desfiles e ao esperado “fora de forma”.

Entusiasmo em dose dupla

A família Marques esteve presente na solenidade para prestigiar o Cadete Warlan Marques, que integra o quadro de praças da Polícia Militar há 10 anos. O jovem, de 28 anos, fez o curso de Direito e se prepara para ingressar na vida de oficial. O irmão dele, Rafael Marques, é cadete do Corpo de Bombeiros. Com sorriso no rosto, ambos mostraram vibração com a nova fase.

 

 

 

 


SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM