NOTÍCIAS

AOPMBM DEBATE SITUAÇÃO DO IPSM E PARCELAMENTO DE SALÁRIOS EM REUNIÃO


Postado em 18 de junho de 2018 às 13:18:51

Representantes do interior e da capital da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) estiveram reunidos no sábado (16) para discutir questões ligadas ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM), o parcelamento dos salários e a possibilidade de pagamento no 5º dia útil. A iniciativa reforça o papel da AOPMBM como a principal entidade dos oficiais militares mineiros em busca da garantia da representatividade da classe em defesa de seus direitos.

Leia também:

AOPMBM promove reunião com representantes do Interior

Para contextualizar e explicar o atual cenário nas corporações, o presidente da Associação, Coronel PM, Ailton Cirilo da Silva, convidou o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o Comandante Geral do CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, o Diretor Geral do IPSM Cel Vinícius que foi representado pelo Diretor de Saúde do IPSM, Coronel Fabiano Villas Boas e o Chefe do Centro de Administração de Pessoal da PM  o Tenente-Coronel Rodrigo Piassi.

O Coronel Helbert ressaltou que “é importante que o oficial tenha consciência de seu papel diante da tropa. As críticas e os questionamentos precisam acontecer, mas de forma serena e equilibrada, mantendo o respeito entre todos os militares. Somente desta maneira é que conseguiremos os avanços necessários para a nossa família militar”.

O Coronel Cláudio Roberto de Souza, destacou que “o Corpo de Bombeiros é uma instituição que tem mais de 90% de aprovação junto a sociedade, mas mesmo com esse reconhecimento, precisa da interlocução entre seus militares, Governo e as entidades de classe. Nesse sentido, o encontro entre representantes do interior e da capital é necessário para aumentar e efetivar a representatividade tão buscada por nossa corporação”.

Situação do IPSM

A real situação do IPSM e seu momento de extrema preocupação foi abordada na palestra do Coronel Fabiano Villas Boas, Diretor de Saúde do Instituto. Ele esclareceu a delicada situação vivida pelos servidores militares que precisam do atendimento médico e a forma como o Governo do Estado vem lidando para evitar a interrupção dos serviços médicos oferecidos. O Coronel também convocou os militares a se tornarem fiscais do IPSM.

“Precisamos cobrar o repasse financeiro do Governo do Estado, mas também otimizar a gestão do Instituto”, afirmou o Cel Fabiano.

Parcelamento de salários e 5º dia útil

O Chefe do Centro de Administração de Pessoal da Polícia Militar, Tenente-Coronel Rodrigo Piassi, explanou sobre o parcelamento dos salários e a possibilidade de retomada dos pagamentos ao quinto dia útil. Ele falou sobre a dificuldade de arrecadação do Estado e ponderou que, apesar da situação ser desfavorável aos militares, é importante lembrar que a atuação da AOPMBM e do Comando-Geral vem minimizando uma conjuntura que poderia ser ainda pior, a exemplo do pagamento em duas parcelas para PMMG e CBMMG diferente dos demais servidores do Estado.

Atuação da AOPMBM

O papel fundamental que a Associação vem desenvolvendo na representatividade da classe passa pela cobrança ao Comando e ao Governo de posturas pró ativas na solução dos problemas afetos à falta de recursos para honrar os compromissos com as Instituições Militares como o pagamento no 5º dia útil, fim do parcelamento e o pagamento da dívida junto ao IPSM.

Para tanto, a AOPMBM está sempre alerta na representação de seus associados tendo algumas demandas judicializadas como:

  1. Prêmio produtividade 2013, 2014 e 2015
  2. Ação civil referente aos empréstimos consignados do Banco do Brasil;
  3. Mediação e ação coletiva junto ao TJMG para a recomposição salarial e retorno do pagamento para o 5º dia útil

Por isso é importante a consciência de que a representatividade da classe dos militares somente será forte na medida em que todos participarem na construção dessa representação.

 

 

 

Leia também


Representatividade



SERVIÇOS COM ACESSO RÁPIDO


Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – AOPMBM